Depois de pensar em cada detalhe do enxoval do bebê, escolher cuidadosamente as roupinhas, toalhas, roupas de cama e tudo mais, chega a hora de higienizar cada uma das peças e deixá-las bem organizadas para quando o neném chegar. Esses detalhes são muito importantes para deixar as roupas e acessórios livres de micro-organismos e substâncias que podem causar alergias, além de tornar o seu dia a dia com o bebê muito mais prático. Para ajudar você a deixar tudo em ordem, separamos 4 dicas espertas sobre como cuidar e lavar o enxoval do bebê. Confira.
Como lavar o enxoval do bebê
Até um ano de idade, a pele do bebê é muito sensível e demanda cuidados especiais. Por isso as peças do enxoval precisam ser lavadas separadas das outras roupas da casa.
Na hora da limpeza, dê preferência para o sabão de coco ou neutro, líquido ou em barra. Além disso, dispense alvejantes, removedores de manchas e outros produtos químicos muito fortes. As roupinhas do bebê são bem delicadinhas, portanto não precisam de produtos muito agressivos.
E amaciante pode?
O amaciante está liberado, desde que ele seja específico para roupas infantis. Mesmo assim, é importante enxaguar bem a roupa depois de usá-lo. Assim, é possível evitar que produtos químicos fiquem nas fibras do tecido, causando irritações ou alergias.
Por falar em irritações, lembre-se de cortar todas as etiquetas das roupinhas. Leia as instruções de higiene presente nelas e retire-as bem rente à borda do tecido para que não machuquem a pele do bebê.
Passe bem
Tudo lavado e seco? Agora é a hora de passar o enxoval para garantir que tudo fique muito bem limpinho e livre de micro-organismos.
Sempre passe as peças do bebê dos dois lados, frente e verso, com ferro quente — em temperatura média ou alta. O calor ajuda a eliminar ácaros e bactérias das roupas e dos acessórios.
Xô, sujeira!
Depois que todas as peças estiverem bem passadas, é preciso que elas fiquem em um local apropriado para mantê-las livres de sujeiras até a chegada do bebê.
Por isso, reserve um armário só para organizar as coisas do neném. Separe as roupas e acessórios por finalidade e guarde-as em sacos de TNT (tecido feito com fibras). Isso evita o acúmulo de pó sobre as peças e permite que elas “respirem”, evitando assim a proliferação de ácaros.
E você mamãe, está com tudo prontinho? Tem mais alguma dica para cuidar e lavar o enxoval do bebê? Não deixe de compartilhar com a gente nos comentários abaixo!