Acessar loja
Mais beleza
Mais saúde
Sem categoria
Serviços Farmacêuticos
Acessar loja
Início / Sem categoria /

Adotar é tudo de bom!

Adotar é tudo de bom!

Adotar é tudo de bom!

Há quem diga que, por serem misturados, eles agregam as melhores características de todas as raças, que são mais dóceis e mais saudáveis. Ter um “vira-lata” está na moda e cada dia mais ouvimos falar sobre a adoção de animais abandonados, ainda bem!

Mas a realidade em abrigos e ONGs que cuidam de animais abandonados e preparam o bichinho para a adoção é que, na maioria dos casos, os animais disponíveis para adoção são cães SRD (sem raça definida) adultos. Bem diferente do perfil procurado por quem quer adotar. É nessa hora que algumas dúvidas e receios podem aparecer.

Não se discute que filhotes são cativantes, com seus lindos e grandes olhos que “suplicam pelo seu amor” e suas brincadeiras engraçadinhas. A ideia de criar o cãozinho desde novo e, com isso, ajudar a moldar seu comportamento também é tentadora, mas adotar um cão adulto também tem várias vantagens. Então, na hora de decidir, vale a pena pensar nas vantagens de cada idade e escolher aquele que mais combina com seu estilo de vida. Para ajudá-lo nessa escolha, você pode se fazer algumas perguntas.

Quanto tempo você terá para se dedicar ao seu cão?

Claro que todo cão precisa de atenção e cuidado, mas, nos primeiros 7 ou 8 meses, o filhote requer uma atenção especial. Filhotes são mais dependentes e precisam ser supervisionados para evitar problemas, eles são curiosos e querem descobrir o mundo!

Filhotes são cheios de energia e por isso muitas vezes ficam mais dispersos durante os treinamentos e correções. Cães adultos normalmente são mais calmos, e mais atentos enquanto são treinados.

Seu estilo de vida também deve ser levado em consideração. Você fica muito tempo em casa ou sai bastante? Filhotes precisam de supervisão constante, cães adultos são mais independentes. Você é uma pessoa calma ou agitada? Filhotes são brincalhões e cheios de energia, cães adultos são mais sossegados.

É importante que você mesmo crie seu cão?

Quando se adota um filhote, você tem a oportunidade de criar o cão e moldar seu comportamento ao estilo de vida da família e influenciar o desenvolvimento da sua personalidade (lembre-se: isso requer dedicação e paciência).

O cão que é adotado adulto já possui personalidade formada, você já saberá como é seu padrão de comportamento e qual o tamanho que ele terá na fase adulta. Algumas vezes, eles conhecem até comandos básicos. Aqui, cabe ressaltar que o cão aprende durante toda a vida, sendo assim, mesmo que adotando um cão mais velho, você poderá educá-lo para que ele se adéque à rotina da sua casa; adestrá-lo para fazer as necessidades no local correto e até ensinar novos truques.

Quer uma companhia para caminhadas e exercícios ao ar livre?

Cães adultos são uma companhia instantânea! Assim que chegam ao seu novo lar já podem ser levados para caminhadas e são companhias perfeitas para exercícios ao ar livre. Filhotes precisam ficar isolados de outros animais e ambientes movimentados nos primeiros meses e até que recebam todas as vacinas recomendadas, por isso passeios são desaconselhados até em média 4 meses de vida. Lembre-se que é importante procurar um veterinário para orientá-lo sobre a vacinação de filhotes.

Seja de raça ou vira-lata, adulto ou filhote, o mais importante na hora de adotar é ter certeza da decisão que se está tomando. Animais de estimação não são brinquedos e muitas vezes conviverão com a família por uma década ou mais. Os animais adotados podem já ter passado por experiências traumáticas e não merecem passar por isso novamente.

Newsletter: Drogaria Araujo

Buscando uma vida mais saudável?
Assine a newsletter e receba as nossas dicas!

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.