Aprender juntos
Um mito frequente quando se fala em amamentação é o de que basta levar a criança até o peito e está tudo resolvido. Porém, para garantir a qualidade de cada mamada, é fundamental entender as características individuais das mamães e dos bebês. Amamentar é um aprendizado para a mãe. O bebê nasce sabendo sugar, precisa aprender a mamar.
Para começar…
É fundamental cuidar da higiene e preparar um ambiente tranquilo. Nos primeiros meses de vida, todos os estímulos oferecidos pelo ambiente são novidades para a criança. Por isso, tudo que oferecer mais segurança ao bebê é de grande ajuda.
Ao iniciar a mamada, não coloque os dedos no limite da aréola, pois é justamente aí que a criança deve colocar a boca. O ideal é fazer com os dedos um movimento de pinça ao lado do mamilo, pegando somente a pele.
Dicas:
> Para não ferir o mamilo quando terminar a amamentação, coloque o seu dedo mínimo entre as gengivas da criança antes de retirá-la do peito.
> Durante a amamentação, o sutiã deve ser totalmente retirado e utilizado apenas nos intervalos entre as mamadas.
> Sono não alimenta: se durante o dia a criança estiver dormindo por um período superior a 4 horas, é aconselhável que acorde o bebê para mamar.