Atenção permanente
Para prevenir o aparecimento de feridas e garantir uma mamada de qualidade para o bebê, as mães devem dedicar atenção especial aos mamilos antes, durante e depois da amamentação. Muitas pessoas acreditam que é preciso utilizar pomadas nos quatro ou cinco meses anteriores ao parto, mas 20 dias antes já é o suficiente. O excesso desses produtos, além de não prevenir traumas mamilares, pode obstruir os ductos das mamas dificultando assim a drenagem (saída) do colostro logo após o parto.
O período mais importante para esses cuidados é durante a amamentação. Para higienizar a área, basta lavar com água e secar bem, sem esfregar, pois isso pode deixar a pele da região ainda mais sensível.
Depois de sair da maternidade, já não é mais necessário lavar a região mamilar antes de amamentar. Use um modelo de sutiã que ofereça sustentação e cubra as mamas por completo, retire-o totalmente antes de amamentar. Em cada mamada, o bico do seio pode ser protegido de maneira simples: com uma postura confortável para a mãe e o bebê. As mães devem se assentar e ter o apoio de travesseiros nas costas e embaixo do braço que segura o bebê. A boca da criança deve estar na mesma altura do mamilo da mãe, para que ele possa abocanhar a maior parte possível da aréola.
Para maior conforto das mães que tiveram parto normal, uma dica é colocar uma boia circular pequena no assento da poltrona ou cadeira para evitar pressão sobre a região que está com pontos. A boia pode ser substituída por uma toalha de banho grande, torcida e em forma de roda.
Você pode encontrar diversos produtos na Araujo mais perto de você, para os cuidados com os mamilos na amamentação. www.araujo.com.br.