O banho do banho do bebê pode ser um momento de tensão para a mãe que faz isso pela primeira vez, mas uma boa organização e algumas dicas ajudam muito nessa hora. O primeiro passo é separar e organizar tudo que será utilizado, como banheira, toalha, sabonete, fralda, etc.
Depois, atenção com a temperatura. A banheira deve conter água morna em grande quantidade para ajudar a manter o calor corporal do bebê. Realizar o banho em três etapas: primeiro limpe o rosto, depois lave a cabeça do bebê com ele ainda vestido e em seguida retire a roupa do bebê e lave pernas, braços e tronco.
A estabilidade da criança também é importante. Certifique-se de que ela está com os pés na parede da banheira e coloque uma toalha de rosto no fundo da banheira, para o bebê não escorregar quando entrar em contato com o plástico.
Ao terminar, seque bem o bebê. Nas primeiras semanas o mais indicado é realizar um banho diário, de preferência à noite, o que ajuda a garantir um sono mais tranqüilo e relaxado na madrugada. Depois da terceira semana podem ser dados dois banhos por dia, sendo um para a higiene e outro apenas para relaxar. Neste caso, utilize o sabonete apenas uma vez.
Para limpar a banheira, basta água e sabão de coco. No livro Cuidando do bebê, de Maria Nazaré Alves Brito, há outras dicas valiosas para a hora do banho. Vale conferir!