Ambiente certo
A tranquilidade é o segredo de uma amamentação agradável para a mãe e o bebê. Assim, vale fazer de tudo para garantir o conforto dos dois. Tudo começa com a escolha do local adequado, que pode ser o quarto da mãe ou da criança. O importante é nunca estar deitada ao amamentar. Portanto, a mãe deve assentar-se em uma cadeira ou poltrona que ofereçam conforto. Ela também pode se apoiar em dois travesseiros: um nas costas e outro no braço que está sustentando o bebê.
É muito comum, em especial quando há um recém-nascido em casa, receber visitas na hora da amamentação. Nesse caso, peça para aguardarem fora do ambiente reservado para a mãe e o bebê. Isso é importante para que a mamada ocorra sem pressa, livre de barulhos e de forma agradável. Reservar sempre o mesmo local para as mamadas. Esse cuidado ajuda o bebê a saber o que irá acontecer.
Legenda da foto: Pinterest
“Cuidados antes da mamadas:
– Lavar e secar as mãos.
– Lavar a aréola e os mamilos com água somente enquanto estiver na maternidade. Secá-los de preferência com secador de cabelo para evitar o atrito da toalha no mamilo. Quando sair da maternidade, não é mais necessário lavar as mamas antes das mamadas.
– Tenha sempre um copo de água ao seu lado. Amamentar dá sede.
– Tire o sutiã.
– O bebê deve estar acordado e ‘desembrulhado’ (sem manta).”
BRITO, Maria Nazaré Alves. Cuidando do Bebê . Belo Horizonte: Editora Lastro, 2008, p.24. *Trechos deste post foram retirados do livro “Cuidando do Bebê”, para adquiri-lo clique aqui.