02. Ser Araujo: uma
questão de Cultura

O que é Ser Araujo?

É ser SIMPLES, PRÓXIMO e RESPONSÁVEL.

E para dar sentido a tudo isso, devemos agir com ÉTICA SEMPRE.

Valores que transcendem o tempo; que não dependem da época.

Que se traduzem em comportamentos, em um jeito de ser que nos faz únicos.

Que fazem de todos nós um time comprometido, engajado, apaixonado e envolvido em fazer o certo, do jeito certo.

Ser SIMPLES é:

ser melhor todo dia: ser eficiente, não desperdiçar;

desenvolver soluções simples e escaláveis;

evoluir na metodologia, com informações e ferramentas;

celebrar as pequenas e grandes conquistas.

Ser Próximo é:

ser orientado ao Cliente e viver o nosso negócio;

atuar com cooperação e confiança;

valorizar as relações e cuidar das pessoas;

ter humildade para ouvir, aprender e ajustar.

Esta é a nossa cultura – aquilo que somos e como agimos. Ela nasce daquilo em que acreditamos e ganha forma naquilo que fazemos, evoluindo o tempo todo sem nunca perder a essência e a identidade.

Ser simples, próximos e responsáveis – é a maneira Araujo de assumir seu papel de estimular o bem, o correto, o íntegro.

Para a evolução do nosso Negócio.

Para alcançar nossa Visão.

Para cumprir nossa Missão.

Para que fazer o certo, do jeito certo, seja uma realidade que vai muito além da empresa.

Ser RESPONSÁVEL é:

se posicionar de forma objetiva, transparente e com respeito;

ter coragem para inovar com foco na excelência;

ser comprometido com os resultados, inclusive nos detalhes;

contribuir para a formação de bons profissionais e gente do bem.

Isso é
Ser Araujo!

Nosso Negócio

Comercialização de produtos e serviços para a saúde, o bem-estar e a conveniência.

Nossa Visão

Ser referência no mercado nacional como a melhor empresa de varejo farmacêutico, com diferenciais competitivos sustentáveis, tendo o lucro e o crescimento como medidas de desempenho.

Nossa Missão

Encantar e satisfazer as necessidades de nossos clientes, criar valor para os acionistas, zelar pela realização de nossos colaboradores e pelo bem-estar da sociedade.

01. Mensagem
do Presidente

Desde 1906, a Drogaria Araujo vem conquistando e sustentando a confiança de clientes, colaboradores, fornecedores e da sociedade.

Fazemos isso com produtos e serviços de qualidade; com atenção, carinho e cuidado; com a competência de nosso time; e, principalmente, com uma postura profissional ética e idônea.

Atitude que fortalece nossa credibilidade e reflete uma certeza que acompanha toda a nossa trajetória: só alcançamos os nossos objetivos de negócio, fazendo o que é certo, do jeito certo.

Para isso, é fundamental o envolvimento e comprometimento de todos os colaboradores e parceiros de negócio que, através da sua dedicação e competência, tornam realidade nossos valores.

Este Código de Ética e Conduta nasce e evolui continuamente como resultado da reflexão de que somos feitos de pessoas e que a maneira de trabalhar e agir de cada um faz da Araujo a empresa que somos e que queremos ser, todos os dias.

Nosso Código de Ética e Conduta é uma fonte de inspiração e orientação para que todos adotem uma conduta comprometida com os objetivos da empresa e com a saúde de nossos clientes.

E isso só vai acontecer, de verdade, com a participação de cada um de nós – sendo simples, próximos e responsáveis. Vamos, juntos, Ser Araujo!

Modesto Araujo Neto

Presidente

Junto com você

Fazendo Certo

do jeito Certo

Código de Ética e Conduta

Ética é trabalhar com profissionalismo e respeito a todos.

04. O comportamento para fazer o certo, do jeito o certo.

Devemos sempre seguir a legislação e respeitar os direitos fundamentais da Constituição Federal, assim como as regras internas e externas. Isso significa obedecer às leis em todos os momentos e lugares, independentemente da situação.

Se você perceber algo que não está de acordo com nossos valores éticos ou com as leis vigentes, é importante reportar imediatamente à Araujo. A empresa valoriza a transparência e deseja saber sobre qualquer problema. Você pode usar o Canal Confidencial, uma plataforma externa, especializada, independente e que garante sigilo e confiabilidade ao processo de apuração de denúncias e relatos.

Não será tolerada nenhuma forma de retaliação contra quem levantar questões ou fazer denúncias.
Aqueles que  tentarem ou praticarem retaliação serão punidos de acordo com as regras disciplinares estabelecidas.

E quem faz de tudo isso uma realidade são as pessoas: nosso time de colaboradores e também aquelas com quem nos relacionamos, sempre com respeito, segurança, confiança e transparência.

Com base nesses conceitos, desenvolvemos nosso Programa de Integridade. A partir dele estabelecemos nossas práticas, políticas e diretrizes que fazem da ética algo presente em todos os momentos e em todas as nossas interações.

Este Código de Ética e Conduta é um dos principais documentos do Programa de Integridade da Araujo. Ele é profundamente alinhado à nossa cultura e, afinal, todos somos responsáveis pelas relações no nosso dia a dia – com colegas, superiores, subordinados, fornecedores, parceiros, instituições, empresas, comunidade e, claro, clientes.

03. Ética & Você

Por que somos como somos e fazemos o que fazemos?

A resposta nos leva a olhar para nossa própria história como empresa.

Nos leva a 1906, quando Belo Horizonte tinha apenas nove anos e era fundada a Pharmácia Mineira.

Sete anos depois, o jovem e arrojado balconista Modesto Carvalho de Araujo comprou a farmácia, dando seu nome sua visão empreendedora e sua vocação de cuidar e servir, no sentido mais amplo dessas palavras tão importantes.

Desde então, a Drogaria Araujo conquistou a confiança e também o coração das pessoas com um trabalho sério, comprometido e acima de tudo, ético.

É a ética, traduzida em uma conduta responsável, que sustenta nossos propósitos, nossa cultura e nossos valores.

A ética nos faz capazes de exercitar, todos os dias, nossa vocação de cuidar das pessoas. De multiplicar as possibilidades de fazer o bem e de fazer bem feito. De entregar saúde, bem-estar, conveniência e qualidade como só nós sabemos: com carinho e presença, com atenção a cada detalhe e com profundo respeito pela vida.

Os princípios e orientações do Código de Ética e Conduta são um verdadeiro guia para Ser Araujo – no cotidiano do trabalho, na dinâmica das relações e na vontade de estar, cada vez mais, próximos.

Mais do que conhecer, convidamos você a abraçar e vivenciar o Código de Ética e Conduta – para multiplicar essa atitude positiva, nobre e tão bonita, que tem tudo a ver com aquilo em que acreditamos: cuidar e fazer o bem, com seriedade, confiança, convicção e amor. Fazer o certo, do jeito certo, sempre.

Contamos com você!

Sobre o Código
de Ética e Conduta

Violações ao Código

Este Código de Ética e Conduta se aplica, sem exceção, a todos os colaboradores, acionistas, parceiros e pessoas que mantenham relacionamento com a Araujo.

Todos os colaboradores devem ler e compreender as diretrizes e as regras aqui apresentadas.

Os preceitos estabelecidos aqui devem ser observados por todos, em todas as relações profissionais mantidas com clientes, fornecedores, parceiros e agentes governamentais.

Em caso de dúvida sobre algum tema tratado neste Código, o colaborador deve solicitar ajuda ao seu líder e/ou à área de Gestão de Pessoas.

Violações ao Código de Ética e Conduta serão apuradas e avaliadas, e a Araujo irá adotar medidas disciplinares quando necessário. Não se exclui, ainda, a adoção de medidas judiciais, por meio de processos civis e/ou criminais, quando cabível.

Se houver violação das leis, a Araujo se compromete a informar as autoridades e cooperar com as investigações.

Este Código foi desenvolvido pelo Comitê de Ética e Conduta da Araujo, que tem autoridade para garantir o cumprimento das regras e se reporta diretamente à Presidência.

O Código de Ética e Conduta entra em vigor assim que é aprovado e divulgado pela Presidência da empresa, e é parte integrante de todos os contratos assinados pela Araujo.

Conheça agora as diretrizes que tornam o “fazer o certo, do jeito certo” uma realidade, todos os dias.

Para garantir que o código permaneça atualizado e aplicável, o Comitê de Ética e Conduta poderá revisá-lo quando necessário. Em caso de alterações, elas serão amplamente divulgadas.