Bula do TRAUMEEL S

Principio ativo: ARNICA MONTANA D2 + CALENDULA OFFICINALIS D2 + HAMAMELIS VIRGINIANA D2 + ACHILLEA MILLEFOLIUM D3 + ATROPA BELLADONNA D4 + ACONITUM NAPELLUS D3 + MERCURIUS SOLUBILIS HAHNEMANNI D8 + HEPAR SULFURIS D8 + CHAMOMILLA RECUTITA D3 + SYMPHYTUM OFFICINALE D8 + BELLIS PERENNIS D2 + ECHINACEA D2 + ECHINACEA PURPUREA D2 + HYPERICUM PERFORATUM D2

Tamanho do Texto

A- A+

Índice da Bula

Escolha um tópico da bula para exibirmos a informação

Índice da Bula - Bula do Traumeel S Comprimidos Sublinguais com 50 Unidades

Cuide da sua saúde: leia a bula e evite a automedicação. Use medicamentos apenas com orientação de um médico ou farmacêutico.

APRESENTAÇÃO 

Pomada – 12 sachês de 4 g.
 
USO ADULTO E PEDIÁTRICO

COMPOSIÇÃO

Cada sachê de 4 g contém: 60 mg de Arnica montana D3; 18 mg de Calendula officinalis Ø; 18 mg de Hamamelis virginiana Ø; 6 mg de Echinacea angustifolia Ø; 6 mg de Echinacea purpurea Ø; 6 mg de Matricaria chamomilla Ø; 4 mg de Bellis perennis Ø; 4 mg de Symphytum officinale D4; 3,6 mg de Hypericum perforatum D6; 3,6 mg de Achillea millefolium Ø; 2 mg de Aconitum napellus D1; 2 mg de Atropa belladonna D1; 1,6 mg de Mercurius solubilis D6 e 1 mg de Hepar sulphur D6. Excipientes da pomada base: álcool cetoestearílico, óleo mineral, parafina branca, água purificada e álcool etílico.

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Traumeel S é indicado como auxiliar no tratamento de traumatismos como torções, contusões, hematomas, fraturas, edemas pós-cirúrgicos e pós-traumáticos, e inchaços em geral; processos inflamatórios e degenerativos com inflamação associada em diversos órgãos e tecidos, especialmente nos do aparelho locomotor e dos tecidos de sustentação; artrose do quadril, do joelho e das pequenas articulações.
 
A indicação deste medicamento somente poderá ser alterada a critério do prescritor.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

As indicações terapêuticas deste medicamento foram definidas conforme dados publicados na literatura homeopática, antroposófica ou anti-homotóxica. Este medicamento não foi submetido a estudos clínicos para comprovação de eficácia.
A aplicação do medicamento anti-homotóxico atende aos princípios da Homotoxicologia. Esta terapêutica considera as enfermidades como a expressão de uma resposta defensiva do organismo contra as toxinas produzidas pelo organismo, ou ingeridas, ou inaladas, ou o resultado de danos tóxicos que o organismo tenta compensar, com a finalidade de restabelecer dentro do possível o equilíbrio biológico. Este novo conceito de tratamento nasceu na terapêutica homeopática a qual está embasada no princípio da similitude, na lei de cura e na patogenia das substâncias medicamentosas descritas nas Matérias Médicas Homeopáticas, bem como, nos conceitos da imunologia.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Este medicamento é contraindicado às pessoas com alergia aos componentes da fórmula.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica, ou do cirurgiãodentista.
Durante a lactação não use este medicamento sem orientação do seu médico.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Informe seu médico ou cirurgião-dentista sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Este medicamento contém 13,8 vol-% de álcool (etanol) e pode causar intoxicação, especialmente em crianças.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Você deve guardar este medicamento, sempre na embalagem original, em local seco e à temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C), longe de qualquer tipo de fonte de calor e, ou umidade.
A pomada de Traumeel S é macia, branca e com odor não rançoso.
Este medicamento tem validade de 36 meses.
 
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. 

Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original.
Proteger da luz solar e de fontes de radiação eletromagnética, como por exemplo: forno de micro-ondas, aparelho celular, televisão, etc.
Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se você poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. Como devo usar este medicamento?

Este medicamento é de uso dermatológico.
Adulto e crianças: aplicar a pomada com uma ligeira massagem sobre a região afetada e também sobre feridas escoriadas, 2 vezes ao dia, pela manhã e à tarde e com maior freqüência se for necessário. Cubra com bandagem, se for o caso.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de sintomas novos, agravação de sintomas atuais ou retorno de sintomas antigos.
O uso inadequado do medicamento pode mascarar ou agravar sintomas.
Consulte um clínico regularmente. Ele avaliará corretamente a evolução do tratamento. Siga corretamente suas orientações.
Use o medicamento dentro do prazo de validade.
 
Mantenha sempre a dose e a frequência de uso indicadas pelo prescritor ou o modo de usar sugerido nesta bula. Não desaparecendo os sintomas em até 2 dias, consulte um profissional de saúde. No caso de aparecimento de sinais e sintomas de alerta que indiquem gravidade, procure avaliação médica com urgência. 

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Caso você esqueça-se de usar o medicamento, não duplique a quantidade de medicamento na próxima aplicação.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Este medicamento contém algumas substâncias em baixas dinamizações e, portanto, algumas reações indesejáveis podem ocorrer.
  • Nos casos individuais: reações de alergia na pele, como vermelhidão, inchaço e coceira, como também, aumento do fluxo salivar.
  • Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): erupções na pele, coceira, inchamento facial, pequenas faltas de ar, vertigem e queda da pressão arterial foram observadas após tratamento com produtos que contenham extratos de Echinacea . Nestes casos, você deve parar de usar este medicamento e entre em contato com seu médico.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Até o momento, não foram relatados casos de superdosagem durante o tratamento com a pomada de Traumeel S.
Nos casos de uso acidental acima do informado nesta bula, ou em casos de sintomas que causem mal-estar durante o tratamento, procure seu clínico ou farmacêutico.
 
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
 
Registro: 1.6198.0007.006-7

Produzido por:
Biologische Heilmittel Heel GmbH Dr. Reckeweg-Str. 2-4, 76532 Baden-Baden, Alemanha.

Importado por:
Herbarium Laboratório Botânico Ltda. Av. Santos Dumont, 1100
83403-500 – Colombo - PR

Registrado por:
Heel do Brasil Biomédica Ltda. Avenida Santos Dumont, 1100 3º andar
83403-500 – Colombo – PR CNPJ: 05.994.539/0001-27 SAC: 0800-7709000

www.heel.com.br

Esta bula foi aprovada pela ANVISA em 29/04/2024.
Um doutor, branco, segurando uma caixa de remédio

Sentiu falta de alguma bula?

Contribua para o nosso bulário e ajude a comunidade.