Você ingere bacalhau e salmão regularmente? Expõe-se frequentemente ao sol no período da manhã, até as 10h? Pesquisas revelam que a deficiência de vitamina D atinge cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. No Brasil, 99,3% das pessoas a ingerem em dose inferior à recomendada.
As principais fontes de vitamina D são o bacalhau e o salmão. Mas, para que ela seja absorvida pelo organismo, é fundamental a exposição aos raios solares. Mulheres, negros e pessoas que passam grande parte do tempo em ambientes fechados são grupos que podem ser alvo dessa carência.
Por participar do processo de absorção de cálcio pelos ossos, a vitamina D constitui importante nutriente para a prevenção da osteoporose, doença caracterizada pela diminuição da massa óssea com o passar da idade e muito comum em mulheres a partir dos 45 anos.
Como as fontes de vitamina D disponíveis na alimentação são escassas e a quantidade de pessoas com deficiência é alta, a suplementação é fundamental. Um exemplo de suplemento à base de Vitamina D é o Depura, produto comercializado na forma de gotas, isento de açúcar e de glúten. Cada gota possui 200U.I. de vitamina D3 enquanto 100g de salmão possuem 284 U.I.
Nunca pingue Depura diretamente na água. Esse produto deve ser dispensado diretamente na boca.
Para saber como estão seus níveis de vitamina D bem como as doses exatas dessa vitamina no organismo, consulte sempre o seu médico.
Por Brunno Carnevale Miceli – farmacêutico da Drogaria Araujo