O Junho Laranja é uma campanha que dura todo o mês e tem o objetivo de incentivar o exame e diagnóstico, a prevenção e o tratamento da anemia e da leucemia, duas doenças que ocorrem no sangue.
A Araujo apoia essa campanha! Para ajudar você, nosso leitor, a entender os sinais de alerta e procurar um especialista o mais cedo possível, vamos falar um pouco de como essas doenças hematológicas surgem e evoluem.
Continue a leitura e entenda!
O que é a anemia?
A anemia é resultado da falta de glóbulos vermelhos ou quando eles estão disfuncionais, por alguma doença por exemplo. A redução da atividade dos glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemácias, reduz o fluxo de oxigênio para os órgãos.
Essa diminuição no sangue pode ocorrer de duas formas: a aguda, quando há perda de sangue por causa de um acidente ou a destruição rápida de glóbulos vermelhos por uma doença, e a crônica, que ocorre lentamente, podendo ter várias causas e ser mais perceptível.
Nas anemias crônicas, os principais sintomas são a palidez da pele, cansaços e fraqueza, falta de memória, tonturas, dores musculares, sonolência, falta de ar ou respiração muito curta.
A anemia é um problema bastante comum, acometendo até 30% da população mundial. Ela pode ser detectada através de uma consulta com o médico e o exame de hemograma.
O que é a leucemia?
Já a leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, o componente do sangue responsável pela defesa do nosso organismo. A origem dela é na medula óssea, onde as células sanguíneas são produzidas.
Os glóbulos brancos doentes perdem a capacidade de defender nosso corpo e ainda reduzem a capacidade de fabricação das outras células que compõem o sangue, prejudicando todas as suas funções.
As leucemias também podem ser classificadas entre agudas e crônicas, de acordo com sua evolução e o tipo de defeito dos glóbulos brancos. Mas ainda não se conhece a causa da maioria delas.
Por sua origem e evolução lenta, a leucemia crônica pode ser assintomática, ou seja, sem apresentar sintomas. Já os sintomas característicos das leucemias agudas incluem:
- Anemia
- Fraqueza e cansaço
- Febres
- Sangramentos nasais e nas gengivas
- Manchas roxas e vermelhas na pele
- Gânglios inchados
- Sudorese noturna
- Infecções
- Dores nos ossos e nas articulações
A leucemia está entre os 10 tipos de câncer mais comuns no mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Por isso, em casos de suspeita, é recomendável fazer o hemograma, que é o exame que pode avaliar as condições da saúde do sangue.
Compartilhe este texto e nos ajude a espalhar a informação neste Junho Laranja. Ela é uma grande aliada no combate à anemia e à leucemia.