Hoje, em nosso espaço sobre a dengue, falaremos um pouco sobre o que é a doença, como atinge o organismo e como deve ser o tratamento.
A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
Depois da picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. O tempo médio do ciclo é de cinco a seis dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os seguintes sintomas aparecem: febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora quando eles se movimentam, perda do paladar e do apetite, manchas e erupções na pele semelhantes às do sarampo, principalmente no tórax e membros superiores, náuseas e vômitos, tonturas, extremo cansaço, moleza e muitas dores nos ossos e nas articulações.
A dengue hemorrágica apresenta os mesmos sintomas da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta: dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida, sangramento pelo nariz, pulsação rápida e fraca, dificuldade respiratória e perda de consciência. O quadro clínico se agrava rapidamente, e aparecem sinais de insuficiência circulatória e choque, o que pode levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem. O objetivo do Ministério é que esse número seja reduzido a menos de 1%.
Tratamento
Ao ser observado o primeiro sintoma da dengue, deve-se buscar a orientação de um médico. É importante destacar que, para aliviar as dores e a febre, só poderão ser usados os medicamentos prescritos por ele. Além disso, manter-se em repouso é indispensável.
A reidratação oral é uma medida importante e deve ser feita durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre. O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, serve para o alívio dos sintomas, a reposição de líquidos perdidos e a manutenção da atividade sanguínea.