Para quem vive abaixo da Linha do Equador, o início do ano chega com altas temperaturas. Para alguns, a época é também tempo de férias escolares, de praia (ou piscina, banho de rio, de cachoeira, de mangueira…), de viver mais a rua. De fato, o calor convida a sair de casa, mas também exige cuidados.
Cuidados de verão: hidratação
Hidratação é um dos principais hábitos que, especialmente nesta época do ano, deve receber atenção redobrada. Em virtude da alteração do clima, nosso organismo sofre algumas mudanças, como o mecanismo de resfriamento que se dá por meio do suor. Com a temperatura do corpo mais alta, costumamos transpirar mais e, por isso, torna-se ainda mais necessário repor os líquidos e sais minerais que foram perdidos. Aliás, nunca espere sentir sede: ela já pode ser um sinal de desidratação. Em dias quentes, a recomendação é garantir a ingestão diária de ao menos dois litros d’água (pode ser suco de frutas leves, chás gelados, etc.).
Também é muito importante hidratar a pele e protegê-la com produtos que garantam uma barreira química contra a exposição aos raios UVA e UVB. Produtos anti-idade – mesmo os mais poderosos – têm seu efeito drasticamente reduzidos se, por exemplo, a pele continuar a sofrer os efeitos nocivos do sol.
Cuidados de verão: alimentação
Alimentação é outro item que merece atenção. Nossa queima de calorias costuma diminuir nessa época, pois há uma queda em nossa taxa de metabolismo basal. É que, no verão, gastamos menos calorias (quando em repouso) para aquecer o corpo se comparado ao inverno. Em função disso, diminui também nossa necessidade calórica, sendo um ótimo momento para adotar de vez uma alimentação mais leve e nutritiva. Vale a dica de evitar alimentos fritos e gordurosos, com muitos condimentos, sal e açúcar em excesso, assim como o abuso na ingestão de bebidas alcoólicas.