Na gravidez, é comum aparecerem algumas alterações no cabelo. Isso ocorre devido ao aumento da produção hormonal, da aceleração do metabolismo e da circulação.
Foto: Revista Crescer
Algumas mulheres podem ficar com os fios mais ressecados, enquanto outras sofrem com o aumento da oleosidade.
Para as futuras mamães que estão sofrendo com os fios oleosos, recomenda-se mantê-los mais soltos, evitando o uso de chapéus, boinas e afins. Evite ainda, passar as mãos ou escovar excessivamente o cabelo. Lavar a cabeça diariamente também ajuda a deixar os fios livres de óleo. E, na hora de hidratar, lembre-se de não usar o produto na raiz do couro cabeludo, mas sim, no comprimento e nas pontas.
Já as grávidas que precisam hidratar o cabelo, devem apostar no uso periódico das máscaras de tratamento. Na hora de lavar os fios, use água fria ou morna. A água quente pode deixar os fios ainda mais ressecados. E, claro, cortar as pontinhas de vez em quando ajuda a manter o cabelo com uma boa aparência e livre das terríveis pontas duplas.
O uso de shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento adequados para equilibrar e contornar os efeitos da gravidez nas madeixas é recomendável tanto para quem sofre com a oleosidade quanto para quem luta contra o ressecamento.
Veja abaixo algumas opções:
Shampoo Garnier Fructis Cabelos Mistos e Oleosos – Esse shampoo limpa e forma uma película nos fios que faz com que eles acumulem menos impurezas, deixando a sensação de “cabelo limpo” por muito mais tempo.
Shampoo Elsève – O Elsève Citrus retarda a produção de oleosidade, purifica e alisa os fios.
Shampoo Payot Botânico Tília e Hamamélis Cabelos Oleosos – O shampoo para cabelos oleosos da Payot promete a redução da oleosidade excessiva sem ressecar o cabelo.
Shampoo Tresemmé Hidratação Profunda – Esse produto sela as cutículas desde a primeira lavagem, deixando o cabelo macio e brilhante.
Ampolas de Tratamento Pantene – Três minutos são suficientes para a ampola da Pantene reparar as quebras e os danos de ressecamento e falta de brilho.
Para demais tratamentos, o ideal é perguntar ao médico se ele autoriza a aplicação. Vale ainda se alimentar bem e beber muito líquido, já que a nutrição e o equilíbrio dos fios começa de dentro para fora.