Assim como a nossa pele, os lugares e objetos do dia a dia também precisam de uma limpeza profunda de vez em quando. E quem sofre com problemas respiratórios, como rinite, asma, bronquite, entre outras, precisa redobrar os cuidados.
Hoje, a Liga da Saúde vai ajudar você a combater o principal agente causador de alergias respiratórias em todo o mundo, esse invisível, mas terrível vilão do nosso bem-estar: o ácaro.
Aprenda a matar ácaros com as nossas dicas infalíveis e fique livre de uma vez por todas dos sintomas alérgicos. Para facilitar, separamos por ambiente a importante missão de salvar o mundo dos ácaros. Se liga!
Na sala
Nesse confortável ambiente, os lugares preferidos dos ácaros são os sofás, as cortinas, os tapetes e os carpetes. A dica então é higienizar as superfícies das mobílias com um pano úmido (numa frequência maior que uma vez por semana), manter o ambiente arejado e iluminado e fazer do aspirador de pó o seu melhor amigo. Sim! Não basta só limpar os estofados com produtos apropriados, é preciso “sugar” esses malditos bichinhos.
E não se esqueça da cortina. Se o tecido for leve, é recomendável lavá-la de 15 em 15 dias e, se não tiver jeito, aspirador de pó nela!
Na cozinha
Aqui, a dica é nunca deixar panos ou toalhas nas mesas, armários e bancadas por muito tempo. Sobre esses tecidos também se depositam todas as impurezas do ar, além de restos de comida — ou seja, prato cheio para ácaros, fungos e bactérias se esbaldarem.
Assim, troque os panos de pratos regularmente e nunca os deixe secando embolados ou sujos, porque isso facilita a reprodução de microrganismos.
A regra é: se sujou, está na hora de trocar, ok?
No banheiro
Nenhum lugar passa despercebido aos ácaros, nem mesmo o banheiro. Mas aqui o foco é um só: as tolhas (tanto as de rosto quanto as de banho). E a dica é a mesma dos panos da cozinha: elas não podem ficar muito tempo expostas, para não acumularem poeira e nem ficarem úmidas por muito tempo. O jeito, então, é trocá-las regularmente e evitar deixá-las mal estendidas ou dobradas ainda molhadas.
No quarto
O quarto é o principal foco de reprodução de ácaros, já que lençóis, travesseiros, cobertores e colchões funcionam como verdadeiros depósitos de microrganismos. E quanto maior o tempo desde a última troca ou limpeza, maior o acúmulo desses seres nocivos.
A orientação básica é trocar e lavar regularmente as roupas de cama. É recomendado ainda colocar edredons, travesseiros e colchões para tomar sol periodicamente. Como falamos anteriormente, para o ácaro se desenvolver, ele precisa de condições de temperatura e umidade adequadas. Quando o travesseiro vai ao sol, por exemplo, ele perde umidade e a temperatura se eleva, dificultando a sobrevivência dos microrganismos.
Mas apenas o esforço de matar os ácaros não é suficiente para evitar doenças. Os seus excrementos, bem como seu corpo morto, são os que mais causam as alergias, acredite! Então, atenção! É preciso aspirar tudo que foi ao sol para depois guardar ou colocar em uso.
Atenção ainda ao tempo de vida útil de travesseiros e colchões. Estima-se que depois de dois anos de uso, um terço do peso de um travesseiro é formado por ácaros. Por isso, de maneira geral, o melhor mesmo é sempre seguir as orientações de troca dos fabricantes.
Outros cuidados
Alérgicos e pessoas propensas a desenvolver alergias podem investir em alguns itens que ajudam — e muito! — a manter os ambientes livres de ácaros, melhorando assim sua qualidade de vida.
Capas antiácaros, por exemplo, funcionam muito bem, porém elas precisam seguir algumas especificações, como envelopar totalmente o travesseiro, colchão ou estofado.
Outros eletrodomésticos que podem se tornar seus amigos mais íntimos são os umidificadores e purificadores. Eles ajudam a aliviar os quadros de alergias e a higienizam o ar que você respira. O mais indicado é ter um purificador com filtro hepa, que retém 99% das partículas em suspensão.
Quem tem animal de estimação também precisa ficar de olho! Banho e escovação regulares e limpeza das patas e pelos após passeios nas ruas são algumas das principais recomendações.
Como matar ácaros com uma simples fórmula mágica
Por fim, além de produtos acaricidas, vendidos em drogarias e supermercados, existe ainda uma fórmula caseira que você mesmo pode fazer para higienizar o seu lar, matando ácaros e outros elementos prejudiciais à saúde.
A solução é muito simples de fazer: basta misturar 200 ml de vinagre de vinho branco em 4 litros de água. Em seguida, é só aplicar com uma escova ou pano em persianas, sofás, cortinas, carpetes, etc.
E não se esqueça de que, depois de desinfetar o local, é preciso fazer a aspiração, ainda que a gente enxergue tudo limpinho, viu?
E aí, curtiu nossas dicas sobre como matar ácaros? Baixe nosso guia e descubra tudo sobre a vida desses poderosos seres vivos. Junte-se à Liga da Saúde e fique livre de alergias!