07
A melatonina é o hormônio sintético do sono e pode trazer diversos benefícios à saúde. Comercializada há anos nos Estados Unidos e regularizada pela Food and Drug Administration (FDA) como suplemento, ela foi liberada no Brasil para comercialização em farmácias de manipulação no ano passado e já é amplamente consumida.
Neste post, você vai descobrir como a melatonina age no organismo, quais são os seus benefícios e como manipular e tomar o suplemento. Confira!
O que é a melatonina?
A melatonina é um neuro-hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo e está diretamente ligada aos nossos ciclos de sono. Ela vem sendo estudada há anos para a regularização do ciclo circadiano, que é o comportamento biológico dos seres vivos no período de 24 horas.
Sua produção obedece a um ritmo diário de luz e escuridão. Ou seja, o horário em que ela é observada em maiores quantidades no nosso organismo é durante a noite, geralmente entre 2 e 3 horas da manhã. Por outro lado, é durante o amanhecer que sua produção cai para os valores mínimos diários. Esse ciclo indica o importante papel da melatonina para o repouso e manutenção do organismo.
Quais são os principais benefícios da melatonina?
Os principais benefícios da melatonina — e você vai entender melhor por que logo abaixo — são:
- Auxilia nos distúrbios do sono
- Combate o envelhecimento
- Previne o câncer
- Ajuda na concentração
Estudos demonstram que a melatonina tem uma importante função no mecanismo do sono e no combate ao envelhecimento e pode, inclusive, evitar a formação de diversos tipos de câncer e reduzir a gravidade de tumores já formados.
Além de atuar no combate a células cancerígenas, esse hormônio é considerado um antioxidante natural mais potente que as vitaminas C e E, protegendo as células contra os danos causados pelos radicais livres.
Com todas essas propriedades, a melatonina passou a ser vista como uma das melhores defesas contra os distúrbios inerentes ao envelhecimento.
Para quem a melatonina é indicada?
Como falamos, a produção de melatonina pelo corpo ocorre entre 2 e 3 horas da manhã. Pessoas que não têm o ciclo de sono natural do corpo humano, por diversos motivos, como aquelas que trabalham à noite e descansam pela manhã, podem ter os níveis de melatonina reduzidos, já que as luzes, mesmo que artificiais, inibem a sua produção.
O envelhecimento também é outro motivo que causa a redução do hormônio. Outros fatores, como viajar para lugares distantes, com o fuso horário bem diferente, também influenciam.
Nesses casos, o uso do suplemento é muito bem-vindo, principalmente para aqueles que têm um sono muito agitado ou dificuldades para dormir, pois, além de estimular o sono, ele promove um descanso mais profundo e reparador.
Como usar a melatonina?
Mas é importante salientar que, para conseguir efetivamente dormir bem, é necessário preparar o corpo e o ambiente, já que a melatonina atua como um estimulante natural e não tem efeitos sobre o corpo imediatos ou intensos.
Dicas para conciliar o suplemento com um boa noite de sono
Antes de se deitar, certifique-se de que o quarto tem ausência de luz, uma temperatura adequada, silêncio e um colchão confortável.
Não faça refeições muito pesadas antes de descansar, nem beba muito líquido — para evitar interromper o sono para ir ao banheiro — e livre-se de qualquer coisa que possa interromper a sua concentração, como TV, celulares, tablets etc.
Fórmula manipulada da Araujo Manipulação:
Melatonina – 5 mg
Modo de uso: tomar uma cápsula 30 minutos antes de se deitar.
Interessou?
Faça aqui mesmo seu pedido ou escolha um canal para solicitar sua fórmula:
araujo.com.br/manipulacao | manipulacao@araujo.com.br | (31) 3270-5100 | WhatsApp (31) 99555-5000
E aí, pronto para ter uma noite de sono reparadora? Agora que você descobriu os benefícios da melatonina, não deixe de compartilhar a sua experiência com a gente.
Lembre-se de consultar sempre o seu médico para melhor orientação e manipulação do suplemento.