No Brasil, as buscas por skincare (jargão que pegou de vez por aqui e que, traduzido do inglês, significa “cuidados com a pele”) têm crescido muito na internet. Somente entre 2017 e 2018, elas aumentaram 71% no YouTube, espaço onde muita gente compartilha suas experiências, hábitos e opiniões sobre temas diversos.
Se, atualmente, o assunto tem despertado interesse, há quem cultive o hábito desde muito antes de a “novidade” conquistar tantas novas adeptas, inclusive pelo mundo. Para a empresária Ana Luiza Amaral Cassettari — mais conhecida como @aninha_amaral no Instagram —, de 27 anos, essa rotina faz parte da sua vida há tanto tempo, que diz não viver mais sem ela.
“Sou uma verdadeira apaixonada por cuidados com a pele. Com 12 anos, eu pedi um protetor solar de aniversário. Minha mãe ficava boba de ver, porque esse costume veio de mim mesma”, relembra.
Pela manhã, ela:
1) lava o rosto com um sabonete líquido específico para seu tipo de pele (que é oleosa);
2) usa um tônico para regular o pH cutâneo e evitar a obstrução dos poros;
3) aplica um hidratante para reter ou repor a água na pele, protegendo-a contra agressões externas;
4) aplica um protetor solar, mais sequinho (oil free), para barrar os raios solares e evitar o envelhecimento precoce.
Á noite:
1) lava novamente o rosto, retirando a maquiagem e as impurezas acumuladas ao longo do dia;
2) aplica vitamina C;
3) seguida de um hidratante antes de dormir.
Duas vezes ao mês, Aninha complementa a rotina com limpeza de pele e, uma vez por semana, aplica alguma máscara. “Aaamo máscaras. De argila, carvão, ouro, gosto de várias. Domingo é um dia perfeito para usar: aplico a argila e deixo agir enquanto faço outras coisas”, conta.
Para driblar o tempo escasso dividido “entre trabalho, duas filhas, marido e vida social”, ela se organiza com disciplina e criatividade. Se necessário, acorda mais cedo para lavar o rosto, deixa o tônico agir enquanto arruma as meninas, aplica o protetor solar a caminho do trabalho. “À noite, posso estar exausta, mas não consigo pegar no sono se não tiver lavado o rosto. É claro que tem dia que é mais difícil, mas, quando vira nossa rotina, não tem volta. Fora que é um hábito que eu gosto”, afirma.
Que dicas uma cliente Araujo com tanta intimidade e experiência com cuidados com a pele pode oferecer para quem deseja iniciar sua própria rotina?
“Farmácia com seção de dermocosméticos, como a Araujo, é uma ótima oportunidade para sentir o cheiro dos produtos, a textura, saber quais ingredientes têm na fórmula. Mas eles só entram na minha rotina com a anuência da minha dermatologista. ‘Consulte um especialista’ é o que eu diria. Muita gente compra às vezes sem nem saber qual o seu tipo de pele e depois acha que o produto não funcionou. A orientação médica vai garantir um tratamento mais eficiente (porque mais adequado!), sem comprar o que não precisa, sem desperdiçar seu tempo e dinheiro.”
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