Quando precisamos de um medicamento específico, é comum ir à farmácia e já receber a fórmula pronta. Porém, há um outro tipo de alternativa em que a produção ocorre de forma diferente: a manipulação de remédios.
Ao longo deste texto, você vai descobrir o que é um remédio manipulado, qual é a diferença dele em comparação aos industrializado, quais as vantagens e outras informações relevantes e ricas. Então continue a leitura!
O que são os remédios manipulados?
Também conhecidos como medicamentos magistrais, os remédios manipulados são aqueles que são produzidos sob demanda e personalizados de acordo com a necessidade do paciente.
Dessa forma, o médico acaba não indicando um medicamento específico, mas sim o princípio ativo, a concentração e a quantidade necessária para o medicamento.
Posteriormente, o paciente leva a receita para uma farmácia que oferece o serviço de manipulação, realizando sua fabricação e entrega para o cliente em um determinado período de tempo. É importante que os estabelecimentos sigam as recomendações da Anvisa, publicadas em 2006 e que estão reunidas na resolução- RDC Nº 214.
Qual a diferença entre o remédio manipulado e o industrializado?
Os medicamentos industrializados são aqueles que normalmente são produzidos em grandes quantidades, possuindo doses e concentrações que são padronizadas para serem comercializadas.
Assim, esse tipo de medicamento também possui uma embalagem padronizada do produto e são comercializadas com autorização da ANVISA.
Por sua vez, os manipulados são produzidos conforme demanda e mediante a apresentação de receita médica. Essa receita deverá indicar qual a concentração dos componentes da fórmula, levando em conta as necessidades do paciente.
Diferentemente dos industrializados, não precisam de autorização da ANVISA, mas só podem ser produzidos em farmácias de manipulação que são autorizadas e fiscalizadas pelo órgão.
Quais são as vantagens de manipular um remédio?
Além da personalização, podemos citar como vantagens de manipular um remédio:
- Duas ou mais substâncias podem se associar:
Muitos pacientes acabam tendo que comprar diferentes remédios para solucionar suas necessidades. A vantagem do remédio manipulado é que ele pode se associar a mais substâncias, o que beneficia o paciente. Isso também ajuda a diminuir desperdícios nas produções de medicamentos. - Podem se apresentar de diferentes formas:
Algumas pessoas podem sentir dificuldade com a forma que se apresentam os remédios industrializados. A vantagem dos remédios manipulados é que eles podem se apresentar em diferentes formas, como comprimidos, géis ou cremes, dependendo do que for melhor para quem consome. Porém, essas definições também devem ser analisadas e aprovadas pelo médico ou profissional da saúde.
- Alternativa para medicamentos que não são comercializados:
Sendo essa a principal característica dos remédios manipulados, ela também é muito importante, visto que há constantemente a necessidade de consumir remédios específicos.
Quais os principais tipos de fórmulas que podem ser manipuladas?
Outra vantagem da manipulação é a variedade. Além de remédios, fórmulas para suplementos, cosméticos e dermocosméticos, homeopáticos, florais e nutricionais também podem ser manipuladas.
Essas fórmulas podem ser adaptadas com variações na cor, aroma e sabor.
Por que remédios manipulados são mais baratos?
Como os remédios manipulados são personalizados de acordo com a receita e necessidade de cada paciente, não há sobras no processo. Assim, o paciente acaba pagando apenas pelo que vai utilizar e na quantidade prescrita pelo médico.
Já na produção dos industrializados, não há um controle do que haverá na composição. Dessa forma, muitos dos componentes que estão naquela fórmula são desperdiçados.
Precisa de receita para pedir a manipulação de um remédio?
Os profissionais farmacêuticos são autorizados pela lei a receitar medicamentos sem necessidade de prescrição médica, portanto nem todos os produtos manipulados precisam de uma receita médica. Dessa maneira, o paciente pode solicitar determinada manipulação que será aprovada e realizada pelo profissional farmacêutico, com habilitação para elaborar a composição.
Na Resolução – RDC nº 138 proposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pode-se encontrar medicamentos que podem ser receitados sem prescrição médica. Entre esses produtos, podemos destacar anti sépticos, antibacterianos, anti-inflamatórios, entre outros, com algumas restrições indicadas no próprio plano.
Como os remédios manipulados são preparados?
Cada formulação é preparada de acordo com a prescrição do paciente, mas é importante frisar que todo fluxo de manipulação deve obedecer padrões pré-estabelecidos pela farmácia de acordo com a legislação vigente e de acordo com as boas práticas de manipulação e preparação de manipulados descritos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
De uma maneira geral, a manipulação de um medicamento obedece ao seguinte fluxo:
- Recebimento da matéria-prima (ativos e excipientes);
- Realização de testes de controle de qualidade (CQ) da matéria-prima;
- Pesagem dos componentes da fórmula;
- Manipulação da forma farmacêutica desejada;
- Controle de qualidade do produto final;
- Envase/embalagem;
- Dispensação.
Os remédios manipulados ficam prontos em quanto tempo?
Não é possível definir com precisão quanto tempo demora para um manipulado ficar pronto. Normalmente, as farmácias de manipulação estipulam um prazo determinado e avisam assim que o produto estiver pronto.
“O tempo estimado depende do manipulado solicitado. Mas em média, uma fórmula manipulada normalmente fica pronta em até 2 dias úteis”, conta Mary Anne, Coordenadora de Laboratório da Drogaria Araujo.
Um remédio manipulado é confiável?
De maneira geral, podemos dizer que os medicamentos manipulados são confiáveis e eficazes, mas isso só pode ser garantido se a farmácia de manipulação em questão seguir as práticas determinadas pelo Ministério da Saúde, utilizando matérias-primas de qualidade e exercendo os processos de manipulação de forma rigorosa e controlada.
Onde pedir a manipulação de uma fórmula?
Se você estiver precisando desse serviço, é importante procurar uma farmácia de manipulação confiável. A Drogaria Araujo possui 116 anos no mercado e conta com uma equipe técnica treinada e supervisionada por farmacêuticos que acompanham todo o processo de manipulação.
Como nos explica Mary Anne, “A Araujo Manipulação possui todas as licenças de funcionamento necessárias para atuar como farmácia de manipulação e é fiscalizada por vários órgãos controladores (Vigilância sanitária, Inmetro, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e Prefeitura BH)”.
Assim, com esse método que garante segurança e precisão, a Araujo é referência como Farmácia de Manipulação em Belo Horizonte, contando com 169 lojas na capital e outras 117 espalhadas por Minas Gerais.
Remédios, suplementos nutricionais, florais, homeopáticos, cosméticos e dermocosméticos para humanos e animais são as principais manipulações produzidas pela Araujo.
Clique aqui e saiba mais! Sempre tem uma Araujo pertinho de você.