Acessar loja
Nutrição Saudável
Acessar loja
Início / Saúde e Bem-Estar /

Câncer de próstata: o...

Câncer de próstata: o que é, sintomas e prevenção

símbolo de conscientização do câncer de próstata

Quando o assunto é câncer de próstata há ainda muitos mitos e preconceitos. Talvez você não saiba, mas ele é o mais comum em homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele. Por essa razão, no penúltimo mês do ano há o Novembro Azul, uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção. 

Como quase todos os tipos de cânceres, a possibilidade de cura é muito maior quando ele é diagnosticado em fases iniciais. Quem nos explica sobre a doença, sobre sintomas, prevenção e tratamento é o médico urologista Tácito Guimarães CRM/MG  38217 (@tacito.urologia), formado pela UFMG e membro da Sociedade Europeia de Urologia. Leia para entender melhor!

O que é a próstata?

Você sabia que a próstata tende a crescer com a idade? “A próstata é uma glândula dos homens responsável por produzir substâncias que compõem o líquido seminal”. Ela localiza-se logo abaixo da bexiga e anterior ao reto.

O que é câncer de próstata?

O câncer de próstata é o tumor maligno da próstata, sendo o segundo tipo de câncer mais comum no homem. Entretanto, Dr. Tácito ressalta que ele tem “bom potencial de resolução quando descoberto em situações favoráveis”, principalmente se estiver em um estágio inicial. Por isso é importante realizar o exame preventivo.

O que causa a doença?

O seu surgimento costuma ter uma causa múltipla, apenas raramente é que ele ocorre por uma questão específica. É por isso que, no geral, no diagnóstico não há um motivo principal, mas um conjunto que pode ter levado ao surgimento da doença. 

Fatores de risco para o câncer de próstata

O especialista elenca as principais causas relacionadas a esse tipo de câncer:

  • fator genético;
  • idade (quanto mais avançada, maior a chance);
  • comunidade negra e afrodescendente (a incidência é de duas a três vezes maior quando comparada à de homens brancos);
  • tabagismo; 
  • obesidade;
  • sedentarismo.

Sintomas do câncer de próstata

Segundo o Dr. Tácito Guimarães, a maioria das pessoas diagnosticadas com câncer de próstata não percebem nenhum sintoma. Ele nos explica o por quê. “Normalmente, esse tipo de câncer não apresenta sinais e sintomas”, explica o especialista. Por esse motivo, a ida ao médico, de forma periódica, é fundamental, incluindo a realização de exames de laboratório e exames de toque retal. 

Contudo, em alguns casos pode ter sintomas como “dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite”, alerta Tácito.

Como é o diagnóstico?

“Quando o exame de sangue da próstata (PSA) está alterado e/ ou o exame de toque retal está com nodulação ou região endurecida, solicitamos ressonância  magnética e biópsia prostática”, diz Tácito. A partir do resultado da biópsia da próstata é possível concluir se há ou não câncer. 

Há incidência em jovens?

É muito raro que alguém, abaixo dos 45 anos, tenha câncer de próstata, mas o médico ressalta que “a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos”. Mesmo raro, se houver algum dos sintomas é importante procurar o quanto antes um urologista. 

Câncer de próstata tem cura?

Sim, o câncer de próstata tem cura, principalmente se for descoberto em uma fase mais favorável. Os exames de sangue e de toque retal podem ser realizados, de forma periódica, a partir dos 40 anos. Se houver casos na família de câncer de próstata, a recomendação sobre o início dos exames deve seguir uma avaliação médica. 

Fases do câncer de próstata

O câncer geralmente apresenta algumas etapas, dependendo do desenvolvimento da doença. Esse estadiamento define a possibilidade de cura e qual tratamento será seguido. Segundo Tácito Guimarães, “normalmente classificamos em câncer de próstata como inicial, intermediário e avançado”. 

Tratamentos

Os tratamentos podem ser vários e vai depender de uma série de fatores, como “o tipo de câncer, a idade do paciente, se o paciente possui problemas de saúde e assim por diante”, explica o médico. 

A boa notícia é que o tratamento pela robótica é uma realidade: “com bons resultados funcionais, oncológicos, menor sangramento, alta com 24/48 horas e recuperação mais rápida”. Também temos as opções de “radioterapia exclusiva, hormonioterapia exclusiva, radioterapia e hormonioterapia, HI- FU, braquiterapia, e apenas acompanhamento (em casos muito iniciais)”.

Como prevenir?

A prevenção do câncer de próstata engloba uma série de fatores que ajudam a ter uma vida saudável de modo geral. “Fazer atividade física, manter o peso corporal adequado, ter uma alimentação saudável e evitar álcool e tabagismo são algumas das principais medidas para evitar o câncer de próstata”, recomenda o médico.

Conte sempre com a Drogaria Araujo para garantir informações de qualidade. Aqui também oferecemos o Exame PSA para auxiliar na sua prevenção. Conte com nossa equipe farmacêutica, cuide-se e previna-se!

Newsletter: Drogaria Araujo

Buscando uma vida mais saudável?
Assine a newsletter e receba as nossas dicas!

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.