Você já ouviu falar no exame rápido de dengue?
A dengue é hoje um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil. A dengue mata, e por isso todos os anos, o governo, instituições de saúde e meios de comunicação realizam campanhas intensas para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e da remoção dos focos criadouros do mosquito.
Nesse cenário, a preocupação com a doença se torna uma realidade para os brasileiros. Com o risco alto, as unidades de saúde lotam e as longas filas acabam afastando quem busca o tratamento.
Felizmente, na Araujo você encontra o exame rápido de dengue, que consegue identificar, de forma segura e confiável, se o paciente está ou já foi contaminado pelos vírus transmitidos pelo Aedes aegypti, incluindo dengue, zika e chikungunya.
Continue a leitura para saber mais sobre essa tecnologia.
O exame rápido para dengue
O exame rápido conta com a coleta de uma pequena amostra do sangue por um profissional capacitado, e os resultados saem, em média, após vinte minutos.
Além de indicar se a pessoa está contaminada, ele determina se o indivíduo está imune ou não aos vírus, caso ele já tenha sido contaminado anteriormente em algum momento da vida.
Assim, o exame contribui para a identificação precoce da dengue, permitindo que o tratamento inicie o mais rápido possível. O exame também funciona para as outras arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti, como chikungunya e zika.
O exame rápido é feito sem preparação prévia, como jejum ou horário marcado.ode ser realizado por pessoas de qualquer idade, incluindo crianças, idosos ou gestantes que apresentem os sintomas da doença.
Como os sintomas da dengue dificultam a confirmação de suspeitas
Um dos principais riscos da dengue está justamente na dificuldade da identificação da doença. Os principais sintomas são febre alta, dor muscular, dor de cabeça na região atrás dos olhos e falta de apetite, que são indicadores presentes em várias outras doenças comuns e podem ser confundidos com uma gripe ou um mal estar por outro motivo.
Testes laboratoriais de dengue
O diagnóstico clínico também é uma forma de confirmação da doença. A partir dele, o médico poderá solicitar ou não o exame laboratorial para confirmar e ministrar o tratamento.
Porém, por causa do alto índice de suspeitas no Brasil, o atendimento das instituições de saúde pode ficar comprometido. Fazer o teste em laboratório de todos os pacientes que chegarem com esses sintomas pode sobrecarregar o sistema, colocando outras prioridades em risco.
Onde fazer exame rápido para dengue?
Em caso de suspeitas de dengue, você pode fazer o exame rápido na Araujo mais perto de você. Confira aqui a loja Araujo mais perto de você.