Exercícios dinâmicos, que podem ser feitos em qualquer lugar e que oferecem benefícios para a saúde do corpo e da mente. Conheça mais sobre o treinamento funcional, prática que tem ganhado novos adeptos e é uma febre especialmente entre quem busca aumentar a massa magra do corpo.
Conversamos com o personal trainer Marcus Carvalho (@marcuscarvalhopersonal), formado em Educação Física CREF/MG 16495 e pós-graduado em Bases Fisiológicas do Treinamento Personalizado e Nutrição Esportiva, para conhecer sobre alguns exercícios de treinamento funcional e seus benefícios.
O que é treino funcional?
É um método de atividade física realizado com materiais como halteres, corda, bola, fita de suspensão, disco de equilíbrio e até o próprio peso do corpo. Ele imita movimentos realizados no dia a dia, como sentar, agachar, empurrar ou carregar um objeto, e costuma ser executado em forma de circuito. O intuito é trabalhar, de forma integrada, várias capacidades físicas, como força, flexibilidade, resistência cardiorrespiratória, equilíbrio e alongamento.
Para que serve o treino funcional? Quais os benefícios?
- Fortalecimento dos músculos e melhora da postura: o treino funcional desenvolve a consciência corporal e trabalha a musculatura que circunda nosso centro de gravidade, ou seja, aquela que sustenta e estabiliza muitos dos movimentos que o corpo desempenha. Por esse motivo, o treino também auxilia o corpo a manter sua postura ereta.
- Resistência cardiorrespiratória: devido ao tipo de movimentos que o treinamento funcional demanda, com velocidade na execução e níveis altos de esforço, ele melhora o condicionamento físico do praticante e oferece um importante ganho na capacidade cardiovascular.
- Boa relação tempo x resultados: com planejamento e acompanhamento profissional, os resultados podem surgir em menor tempo quando comparado a atividades afins. Além disso, os exercícios do treino funcional não são isolados, mas encadeados em sequência e nada entediantes. Isso contribui consideravelmente para o resultado, no sentido de o praticante manter-se motivado e regular na atividade.
- Fortalecimento corporal: o treinamento funcional melhora o desempenho corporal como um todo, oferecendo um ganho de força e resistência incomparáveis a outras modalidades.
Treino funcional emagrece?
Sim, ele proporciona resultados bastante significativos para quem deseja reduzir o percentual de gordura, devido a seu gasto calórico alto e aumento do metabolismo. Entretanto, Marcus Carvalho lembra que qualquer atividade física deve contar não apenas com um acompanhamento especializado de um profissional da área de Educação Física e Fisioterapia, mas estar associada também a um acompanhamento nutricional.
Quais as vantagens do treino funcional em relação à musculação?
Grande parte das máquinas da musculação trabalha os músculos de maneira mais isolada, enquanto que no treinamento funcional as aulas são pensadas para melhorar o desempenho corporal como um todo. Há também quase sempre um professor estimulando os praticantes, além da motivação de poder realizar os exercícios em grupo.
“O treinamento funcional é muito mais dinâmico que a musculação, com exercícios diferentes a cada treino, esse é um dos seus grandes diferenciais. Além disso, ele prepara o corpo do aluno para qualquer atividade, seja pular, saltar, agachar ou se equilibrar”, afirma Marcus.
Quais exercícios fazem parte do treino funcional?
- Abdominal
- Salto
- Agachamento bilateral e unilateral
- Deslocamento lateral e frontal
- Flexão de braço
- Elevação pélvica na bola
- Desenvolvimento com halteres
- Pular corda
- Polichinelo
- Burpee
- Corrida
- Batida com a corda naval
- Entre outros
Vale lembrar que muitos desses exercícios podem ser feitos em casa, outro grande diferencial. Sim! É possível fazer um treinamento funcional em casa com agachamento, pular corda, polichinelo, trabalho de panturrilha, entre outros.
Qual é o melhor pré-treino?
Suplementos e vitaminas costumam ser uma opção popular para quem procura ganhar músculos ou aumentar a performance durante treinos focados especialmente em força e explosão muscular. Muitas das vitaminas presentes nos alimentos ajudam, por exemplo, a proporcionar energia durante os treinos e os complexos vitamínicos podem contribuir em sua suplementação. Um médico ou nutricionista pode avaliar o melhor suplemento, a necessidade e o momento certo de fazer seu uso.
Quem pode fazer treino funcional?
Qualquer pessoa pode fazer atividade funcional, desde que acompanhada por um profissional especializado. O treino funcional pode, inclusive, ser voltado à reabilitação de pessoas, mesmo as mais idosas, oferecendo ganho em postura, equilíbrio, alongamento, capacidade coordenativa, entre outros.
Cuidados antes do treino
Marcus Carvalho ressalta a importância de o aluno fazer uma avaliação global para saber a condição física em que ele se enquadra. “É também fundamental que ele realize uma avaliação fisioterápica para que o treinador possa fazer o melhor planejamento da aula. Com base nas informações captadas na análise postural, ele dará o direcionamento correto e necessário, com segurança na realização dos exercícios, evitando risco de lesões”, diz ele.