Acessar loja
Mais beleza
Mais saúde
Sem categoria
Serviços Farmacêuticos
Acessar loja
Início / Mais beleza /

Como cuidar da pele m...

Como cuidar da pele mista? Especialista responde 

Como cuidar da pele mista? Especialista responde 

Muita gente confunde pele mista com oleosa ou seca, mas ela não é nenhuma nem outra. “Esse tipo de pele sofre, ao mesmo tempo, por ter uma parte oleosa e uma parte que pode até ficar seca”, explica o médico Jorge Menezes – CRM/MG 19854 (@esthetic.care), mestre em cirurgia plástica pela Universidade Federal de São Paulo. Por isso, ela exige uma avaliação médica, além de cuidados específicos. 

O que é uma pele mista? 

De forma geral, a pele é mista quando parte do território corporal ou facial produz uma oleosidade maior (geralmente na zona T, formada pela testa, nariz e queixo) do que no restante da pele. E o que acontece se uma parte da pele é oleosa e a outra é mais ressecada? Segundo o médico, pode ser que um pedaço da pele esteja superprotegido pela oleosidade, interferindo nas trocas que a pele deveria ter com o meio ambiente. E pode ser que outro pedaço comece a apresentar sinais de desidratação. “É importante lembrar que não é só a pele seca que pode apresentar problemas, mas a pele com excesso de oleosidade também”, alerta. 

Como saber se a pele é mista? 

Para ter certeza que sua pele é mista, é necessária a avaliação por um profissional – dermatologista ou cirurgião plástico – que realizará os exames necessários e poderá fornecer o diagnóstico adequado. 

Contudo, existe uma forma caseira de se fazer uma primeira investigação: “na cultura popular, pega-se um papel absorvente, esfrega-o em pedaços do corpo e se verifica o encharcamento heterogêneo de gordura”, explica o médico. Se o papel apresentar uma presença de óleo diferente em cada pedaço da pele, pode ser que sua pele seja mista. 

                                                               Zona T

Quais são os principais cuidados para a pele mista? 

Alguns cuidados são importantes, Jorge Menezes indica os principais: 

  1. Evitar a exposição excessiva ao sol e à poluição.
  2. Adotar uma alimentação regrada, com muitas frutas, legumes e verduras que evitam a produção de oleosidade na pele.  
  3. Manter cuidados locais e específicos com a pele, dando atenção a cada parte do corpo. 
  4. Precaver-se em atividades fora de casa. Por exemplo, ambiente com ar condicionado muito intenso pode secar a gordura na pele, criando uma crosta supra cutânea que impede a pele de realizar trocas com o meio. 

Rotina de skincare para pele mista, segundo o especialista:

 “Como a pele é mista, é necessário um duplo cuidado: retirar a oleosidade excessiva na parte comprometida e hidratar a pele na parte mais seca, em busca de equiparar as regiões da pele”, conta o médico Jorge. Confira em detalhes a rotina aqui: skincare para pele mista!

Principais características de produtos para a pele mista: 

Para que o tratamento da pele mista seja o mais eficiente, vale investir em produtos que sirvam para toda a pele do paciente, independentemente da região a ser aplicada. 

  • Sabonete para pele mista 

“Os sabonetes neutros e infantis são muito bons para serem usados, assim como os shampoos para crianças. É importante que os produtos tenham o mínimo possível de químicos e que tenham pH controlado”. 

  • Hidratante para pele mista 

“O ideal é que o hidratante tenha o mínimo de óleo. Se tiver alguns componentes como colágeno e vitaminas A e E é ainda melhor”. 

  • Protetor solar para pele mista

“O protetor solar ideal é o oil free, que efetivamente não tenha presença de óleo para não intensificar o excesso na parte já mais oleosa da pele”. 

Newsletter: Drogaria Araujo

Buscando uma vida mais saudável?
Assine a newsletter e receba as nossas dicas!

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.