Acessar loja
Nutrição Saudável
Acessar loja
Início / Saúde e Bem-Estar /

Farmácia Popular: ent...

Farmácia Popular: entenda a participação da Araujo no programa

farmácia popular

O Programa Farmácia Popular é uma iniciativa do Governo Federal que complementa a disponibilização de produtos e medicamentos de uso contínuo por meio de parceria com farmácias da rede privada.

O programa garante mais de 100 itens essenciais à saúde e contempla medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, osteoporose, dislipidemia (colesterol alto), rinite, doença de Parkinson, glaucoma, diabetes mellitus associada a doenças cardiovasculares e anticoncepção.

Além disso, oferece fraldas geriátricas para pessoas com incontinência e absorventes higiênicos para beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual. 

Farmácia Popular na Araujo

Você sabia que a Drogaria Araujo participa do Programa Farmácia Popular desde o início, em 2004, e hoje mantém 126 lojas credenciadas? Você confere todas elas aqui

Só em 2024 foram entregues mais de 4 milhões de itens pela Araujo e, em setembro de 2025, foram mais de 3,1 milhões. Os principais beneficiados são idosos e pacientes crônicos, mas o programa atende pessoas de todas as idades, de acordo com as regras específicas para cada condição de saúde.

Para Isabel Dias, Gerente Técnica da Araujo, o Farmácia Popular é um dos programas mais relevantes do país, pois atua diretamente na qualidade de vida de milhões de brasileiros ao garantir acesso gratuito e contínuo a tratamentos essenciais:

“Participar desse projeto é reafirmar o compromisso da Araujo em cuidar da saúde dos mineiros, oferecendo acesso facilitado a medicamentos essenciais. O programa não faz distinção de renda, atendendo a todos que necessitam. Algumas medicações, no entanto, têm critérios específicos, como idade ou condições de saúde pré-existentes, a exemplo do Forxiga, indicado para pacientes a partir de 65 anos com diabetes tipo 2 e histórico cardiovascular. Outros medicamentos seguem regras específicas, como para colesterol alto, osteoporose, hipertensão, Parkinson e contraceptivos. Essas diretrizes são fundamentais para garantir a correta utilização dos tratamentos e a segurança dos pacientes”, explica Isabel.

Quais produtos e medicamentos são disponibilizados?

Desde fevereiro de 2025, o programa ampliou seu alcance, pois passou a oferecer gratuitamente 100% dos medicamentos, fraldas geriátricas e absorventes, que fazem parte do Programa Dignidade Menstrual. A lista inclui remédios para condições de saúde prevalentes como hipertensão, diabetes, asma, colesterol alto, osteoporose, Parkinson, anticoncepcionais e insulinas.

Programa Dignidade Menstrual

Criado em 2023 pelo Governo Federal, o Programa Dignidade Menstrual tem como objetivo combater a pobreza menstrual e assegurar dignidade e saúde a milhões de brasileiras. Essa iniciativa visa garantir o acesso a produtos de higiene menstrual, como absorventes e outros itens essenciais, para pessoas que menstruam e enfrentam dificuldades financeiras. 

A distribuição gratuita de absorventes higiênicos ocorre em farmácias credenciadas, beneficiando indivíduos entre 10 e 49 anos em situação de vulnerabilidade, incluindo mulheres, pessoas trans e não binárias registradas no Cadastro Único (CadÚnico), estudantes de baixa renda da rede pública e pessoas em situação de rua. Para retirar os produtos, é necessário acessar o aplicativo Meu SUS Digital, gerar a autorização e apresentar um documento de identificação. 

Estima-se que cerca de 24 milhões de pessoas em todo o país possam ser contempladas por essa ação. O objetivo principal do programa é, portanto, garantir que todos possam gerenciar seu ciclo menstrual de maneira digna e sem constrangimentos.

Como participar do Farmácia Popular?

Retirar medicamentos por meio do Farmácia Popular é bem simples. Basta apresentar receita médica dentro da validade, CPF e documento com foto. Na Araujo, você pode contar com farmacêuticos e gerentes para orientação, garantindo segurança e conformidade em todo o processo de dispensação.

O programa também disponibiliza fraldas geriátricas gratuitamente para pessoas com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência. Para conseguir esse benefício, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF e receita médica válida. Ela pode ser emitida pelo SUS ou por serviços particulares.

No caso de pessoas com deficiência, a prescrição deve conter o CID (Classificação Internacional de Doenças). A retirada contempla até 40 fraldas por vez, com intervalo mínimo de 10 dias entre as retiradas.

Importância do Farmácia Popular

Em um país onde a imensa maioria da população não possui renda mensal suficiente para os produtos básicos, a Farmácia Popular surge como uma oportunidade de alcançar o direito básico à saúde. Uma oportunidade de viver melhor.

Milhões de pessoas já foram beneficiadas pelo programa. Desde junho de 2023, 560,4 mil mulheres acessaram medicamentos gratuitos para anticoncepção e osteoporose e 55 milhões de brasileiros beneficiários do Bolsa Família passaram a ter acesso gratuito a todos os medicamentos disponíveis no Farmácia Popular.

A expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o programa, cobrindo quase todo o território nacional. Para a Araujo, é uma alegria e um prazer imenso contribuir para essa realidade que, todos os dias, transforma a vida de milhões de brasileiros.

Fontes:

Ministério da Saúde

Agência Gov

O Tempo

Newsletter: Drogaria Araujo

Buscando uma vida mais saudável?
Assine a newsletter e receba as nossas dicas!

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.