Acessar loja
Mais beleza
Mais saúde
Sem categoria
Serviços Farmacêuticos
Acessar loja
Início / Mais saúde /

Como curar a ressaca:...

Como curar a ressaca: 9 mitos e verdades que você precisa conhecer

Como curar a ressaca: 9 mitos e verdades que você precisa conhecer

Em períodos festivos, é comum exagerar um pouco na bebida e sofrer com as consequências no dia seguinte. Ainda mais em épocas mais quentes, onde uma bebida gelada se torna mais convidativa. Por isso, é super importante saber como curar a ressaca para voltar à rotina o quanto antes.

A ressaca possui sintomas já conhecidos, como enjoo, sede excessiva, tontura e dores de cabeça. Porém, pode também gerar desidratação, falta de apetite, dores no estômago e mal-estar geral. Nosso corpo reage com estes sintomas devido a uma sobrecarga do fígado, estômago e intestino, que tenta metabolizar e expelir o álcool ingerido em excesso, o que pode levar longas horas até o processo ser concluído.

Mas, claro, com algumas dicas simples, é preciso acelerar o processo e curar a ressaca mais rápido. Confira a seguir o que fazer neste caso, quanto tempo dura o efeito e também alguns mitos e verdades sobre a cura da ressaca.

O que causa enjoo na ressaca?

Antes de tudo, vamos entender o que realmente causa a ressaca. Quando o álcool é metabolizado pelo corpo, ele se transforma em acetaldeído, uma substância tóxica. O acetaldeído é eventualmente convertido em acetato, que é menos tóxico.

O acetaldeído é considerado muito mais tóxico do que o próprio álcool. Mesmo em pequenas quantidades pode causar uma série de efeitos prejudiciais, que contribuem para os sintomas da ressaca, como náuseas, vômitos, dor de cabeça e sensação geral de mal-estar.

Além dos efeitos mais imediatos, como os listados acima, o álcool prejudica a qualidade do sono, fazendo com que você se sinta mais cansado no dia seguinte. E por diurético, estimula uma produção maior de urina, o que acelera o processo de desidratação.

O álcool também exige uma reação inflamatória do sistema imunológico, o que causa queda dos níveis de açúcar no sangue, fazendo o corpo ficar mais fraco e com maior necessidade de água e minerais.

Quanto tempo dura o efeito da ressaca?

Quando ingerimos bebidas alcoólicas, rapidamente nosso sistema digestivo consegue absorver e ele entra na corrente sanguínea. O fígado começa a trabalhar para metabolizar o álcool, mas só consegue processar uma pequena quantidade por hora.

Ou seja, quanto mais você beber, mais os efeitos da ressaca irão durar.

A capacidade do corpo de processar o álcool varia de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como genética, idade, gênero, saúde atual e histórico de consumo de álcool. Algumas pessoas podem metabolizar o álcool mais rapidamente, enquanto outras podem ser mais sensíveis aos seus efeitos adversos.

Porém, em média, os efeitos são sentidos por até 24 horas, desaparecendo de forma gradual. Mas, em alguns casos, podem durar mais. 

E em quanto tempo o álcool fica no organismo?

A taxa de metabolização do álcool pode variar consideravelmente de pessoa para pessoa. Fatores como a eficiência enzimática do fígado, a quantidade de água no corpo e a taxa metabólica basal podem influenciar a rapidez com que o álcool é processado e eliminado.

Testes como o bafômetro podem detectar álcool na respiração por cerca de 12-24 horas após o consumo. Nos testes de urina, o álcool pode ser detectado por até 48 horas, e em alguns casos, por até 80 horas.

Ou seja, a ressaca costuma durar até quando temos álcool no nosso organismo. Dessa forma, acelerar o processo do metabolismo é essencial para se livrar o quanto antes dos sintomas desagradáveis.

9 mitos e verdades sobre a cura da ressaca que você precisa saber

Existem diversos mitos e equívocos sobre a ressaca e consumo de álcool que são praticamente unanimidades culturais. Para evitar que você complique ainda mais a situação e consiga curar a ressaca rápido, listamos 10 mitos e verdades que você precisa conhecer.

1. Beber novamente cura a ressaca

MITO! Nada de “rebater” a ressaca ingerindo mais bebidas alcoólicas. Essa prática não é nova, sendo utilizado desde a Europa Medieval, cuja população acreditava que ingerir mais álcool poderia ser a cura.

Muito pelo contrário. Continuar bebendo só irá exigir ainda mais do nosso corpo e o processo de eliminação do álcool irá demorar ainda mais.

2. Água ajuda a prevenir a ressaca

VERDADE! Beber água antes, durante e depois ajuda a combater a desidratação, uma das principais causas da ressaca. Também pode ajudar a diluir o álcool e seus subprodutos tóxicos (como o acetaldeído) no sangue, potencialmente reduzindo seu impacto nocivo e facilitando a eliminação dessas substâncias pelo organismo.

A água também auxilia o fígado e os rins a processar e eliminar o álcool de maneira mais eficiente, o que pode reduzir a intensidade da ressaca.

3. Beber café cura a ressaca

MITO! Assim como o álcool, o café é diurético. Isso significa que ele pode aumentar a produção de urina, potencialmente agravando a desidratação, que é um dos principais fatores da ressaca.

Além disso, para algumas pessoas, o café pode agravar os sintomas de ressaca, como dor de cabeça e irritabilidade estomacal. A cafeína pode causar vasoconstrição (estreitamento dos vasos sanguíneos), o que pode piorar as dores de cabeça causadas pela desidratação e pela dilatação dos vasos sanguíneos.

4. Bebidas de cores claras causam menos ressaca

VERDADE! Bebidas alcoólicas de cores claras tendem a causar menos ressaca em comparação com as de cor escura, e isso está relacionado aos congêneres que elas contêm.

Mas o que congéneres? São substâncias que são produzidas durante a fermentação e o envelhecimento de bebidas alcoólicas. Eles incluem uma variedade de compostos químicos, como acetona, acetaldeído, taninos e metanol.

Bebidas alcoólicas escuras, como uísque, conhaque e vinhos tintos, tendem a ter uma maior concentração de congêneres. Durante o processo de envelhecimento, especialmente em barris de madeira, mais congêneres são absorvidos pela bebida.

Bebidas como vodka, gin e rum branco geralmente têm menos congêneres. Por isso, são frequentemente associadas a ressacas menos intensas, embora isso dependa muito da quantidade de álcool consumida.

5. Fazer atividades físicas curam a ressaca

MITO! Um dos principais sintomas da ressaca é a desidratação, resultante do efeito diurético do álcool. Exercitar-se, especialmente se já estiver desidratado, pode piorar a desidratação e os sintomas da ressaca.

Além disso, o álcool afeta o sistema nervoso central, podendo causar dor de cabeça, tonturas e problemas de coordenação. Por isso, praticar exercícios físicos, especialmente aqueles que exigem equilíbrio e coordenação, podem ser mais difíceis e até perigosos durante uma ressaca.

6. Dormir ajuda a curar a ressaca

VERDADE! O sono é essencial para a recuperação do corpo. Durante o sono, o nosso organismo  trabalha para reparar os danos causados pelo consumo de álcool, incluindo a restauração de sistemas afetados, como o sistema nervoso central.

Inclusive, enquanto você dorme, seu corpo continua a processar e metabolizar o álcool remanescente no sistema. Isso reduz a concentração de toxinas como o acetaldeído, aliviando os sintomas da ressaca.

7. Tomar banho frio ajuda na ressaca

MITO! Não há comprovação científica que um banho frio acelera o processo de metabolização do álcool pelo fígado. 

Enquanto a água fria pode estimular o sistema nervoso e proporcionar um estado temporário de alerta, essa sensação é curta e não aborda as causas principais da ressaca, como desidratação, desequilíbrio de eletrólitos e toxinas no corpo.

Para algumas pessoas, especialmente aquelas que estão se sentindo muito fracas devido à ressaca, a água fria pode ser desconfortável e até potencialmente arriscada, podendo causar mais tontura.

8. Isotônicos ajudam a curar a ressaca rápido

VERDADE! Os isotônicos podem ajudar na recuperação de uma ressaca, principalmente devido à sua capacidade de reidratar o corpo e repor eletrólitos perdidos. Durante a ressaca, o corpo pode sofrer um desequilíbrio de eletrólitos (como sódio e potássio) devido à diurese aumentada causada pelo álcool. 

Ao melhorar a hidratação e o equilíbrio eletrolítico, as bebidas isotônicas podem ajudar a aliviar alguns dos sintomas da ressaca, como dores de cabeça, tonturas e fraqueza geral. 

Bebida Engov After Tangerina 250ml

Kit 4 Bebida Engov After Citrus 250ml

Jungle Plant Power Endurance Suplemento Alimentar Sabor Limonada 500ml

Isotônico Powerade Frutas Tropicais 500ml

9. Alimentos gordurosos ajudam na ressaca

MITO! Alimentos gordurosos já são, naturalmente, mais difíceis de digerir. Seu corpo, já lidando com o esforço de metabolizar o álcool, vai ter mais dificuldades em processar comidas pesadas e gordurosas.

O álcool pode irritar o revestimento do estômago e intestino, levando a inflamação e desconforto. Comidas gordurosas podem agravar essa irritação, especialmente se você já estiver sentindo náuseas ou dores de estômago.

O que fazer para curar a ressaca rápido?

Com dicas simples, mas eficazes, é possível diminuir bastante os efeitos da ressaca e se recuperar o mais rápido possível. 

  • Primeiro, é essencial beber muita água, principalmente após a ingestão de álcool, para ajudar o corpo a eliminar as toxinas.
  • Invista também em isotônicos e bebidas próprias para curar a ressaca, que ajudam a manter o equilíbrio das funções corporais. 
  • De alimentos, aposte em comidas leves e fáceis de digerir que podem ajudar a estabilizar o açúcar no sangue e fornecer nutrientes essenciais.
  • Não deixe de descansar e desacelerar um pouco. Permita que seu corpo se recupere dormindo o suficiente. O álcool pode afetar a qualidade do sono, então um descanso adicional durante o dia pode ser necessário.
  • Se estiver com dor de cabeça ou dores musculares, analgésicos podem ajudar, mas use-os com cautela e de acordo com as instruções do seu farmacêutico.

O que tomar para curar a ressaca rápido?

Além dos medicamentos e dos isotônicos listados acima, você pode contar com outras soluções para ajudar a curar a ressaca mais rápido. Confira algumas recomendações para adquirir e já se prevenir contra a ressaca neste fim de ano!

Buscopan Composto com 20 Comprimidos

Neosaldina 30 Drágeas

Engov com 12 Comprimidos

Epocler Flaconete 10ml

Bebida Engov After Tangerina 250ml

hypera

Newsletter: Drogaria Araujo

Buscando uma vida mais saudável?
Assine a newsletter e receba as nossas dicas!

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.