Acessar loja
Mais beleza
Mais saúde
Sem categoria
Serviços Farmacêuticos
Acessar loja
Início / Mais saúde /

Diferenças entre Deng...

Diferenças entre Dengue, Zika e Chikungunya

Diferenças entre Dengue, Zika e Chikungunya

 

 

Minas Gerais  tem alta de 330% nos casos de dengue e pode ter nova epidemia em 2024. Esses são dados do Jornal O Tempo. Diante desse cenário, precisamos, pra ontem, combater o mosquito aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, do zika vírus e também da chikungunya.

As três doenças, ainda que sejam causadas pela picada do mesmo mosquito, apresentam características distintas ao se manifestarem em pessoas infectadas.

E entender quais são as diferenças entre dengue, zika e chikungunya é fundamental para conhecer os sintomas e procurar o atendimento médico. Conheça mais sobre essas três infecções e dicas para manter sua casa e sua família mais seguros!

O que é dengue?

A dengue é um dos vírus transmitido pelo mosquito aedes aegypti, que se reproduz principalmente, em países e regiões tropicais e sub-tropicais.

Existem quatro tipos de vírus da dengue  (DEN-1, DEN-2, DEN-3, DEN-4), sendo possível ser infectado apenas uma vez por cada um deles.

Os sintomas da infecção dos quatro vírus da dengue são iguais. A identificação do tipo viral se dá através de exames clínicos. Além disso, esta doença pode evoluir para o quadro de dengue hemorrágica, que provoca sangramentos em órgãos e a queda da pressão arterial, também chamada de síndrome do choque de dengue.

Os sintomas da dengue são bem parecidos com os de uma gripe:

  • dor de cabeça,
  • dores pelo corpo,
  • cansaço,
  • febre alta,
  • além de manchas vermelhas pelo corpo,
  • vômitos,
  • dor nas articulações,
  • entre outros.

Já a dengue hemorrágica acontece quando a pessoa infectada é infectada por dengue pela segunda ou terceira vez, onde o organismo produz anticorpos em níveis elevados, além da alta produção de mediadores presentes em processos infecciosos, levando a uma lesão vascular aliada a  alteração na coagulação do sangue, que se não for tratada com rapidez, pode levar à óbito.

Esta infecção pode causar os mesmos sintomas da dengue comum, acrescida à confusão mental, sede em excesso, dificuldades para respirar, queda na pressão arterial, pulsação rápida e fraca, entre outros.

A síndrome do choque de dengue é uma das complicações mais perigosas da doença pois, além dos sintomas de uma dengue comum, ela também pode causar desidratação grave e convulsões.

Tratamento para dengue

Não existe tratamento específico para dengue e sim para os sintomas dela. Tomar muito líquido, repouso, e alguns antitérmicos receitados por um médico podem colaborar com o tratamento.

É importante lembrar que um médico deve ser consultado antes da ingestão de qualquer medicamento. O uso de remédios pode prejudicar o tratamento ou piorar o quadro da infecção.

O que é zika vírus?

Recentemente diagnosticado no Brasil, o zika vírus também é transmitido pelo aedes aegypti  e quase 80% das pessoas infectadas por ele, não apresentam os sintomas clínicos.

Os sintomas que este vírus pode provocar são:

  • febre baixa,
  • dores leves nas articulações,
  • coceira no corpo,
  • machas vermelhas na pele e
  • vermelhidão no olhos.

Dor de garganta, inchaço no corpo, tosse e vômito são sintomas menos frequentes. Estes sintomas costumam durar entre 3 a 7 dias, embora a dor nas articulações pode permanecer por até 30 dias, com evolução benigna da doença Apesar de a taxa de mortalidade devido a infecção pelo zika ser baixa, existe o risco de óbito devido às complicações desta doença.

O Ministério da Saúde já confirmou a relação entre o zika Vírus e microcefalia em bebês cujas mães apresentaram sintoma do vírus da zika durante a gravidez e a  orientação é que as grávidas façam o pré-natal, comparecendo às consultas e que tome todas as vacinas indicadas para as gestantes.

Tratamento para o zika vírus

Por enquanto, não há vacina contra o Zika Vírus e nem tratamento para a infecção. A recomendação é que ao aparecimento dos sintomas, um médico seja consultado para avaliação clínica do caso e indicação para o tratamento medicamentoso, caso haja necessidade.

O que é chikungunya?

Trata-se de uma febre causada pelo mosquito aedes aegypti e aedes albopictus e foi identificada no Brasil em 2014.

Os sintomas da chikungunya são:

  • febre alta,
  • dores intensas nas articulações de pés, mãos, pulsos e tornozelos,
  • dor de cabeça,
  • dores musculares e
  • manchas vermelhas.

Os sintomas se manifestam cerca de 2 a 12 dias após a picada do mosquito e em 30% dos casos, os pacientes infectados não apresentam sintomas.

Tratamento para a chikungunya

Ainda não foi desenvolvida uma vacina específica de imunização contra o chikungunya. Porém, os sintomas são tratados através de medicamentos indicados por um médico. Além disso, recomenda-se repouso absoluto e ingestão de líquidos em abundância.

Como se proteger da dengue, zika e chikungunya?

A melhor maneira de colaborar para a prevenção da dengue, zika e chikungunya, é controlar a reprodução de focos do mosquito aedes aegypti.

Não deixe acumular água em pneus, vasos de planta, garrafas, etc. Seja consciente com o seu lixo: descarte-o de forma correta para que não armazene água, utilize telas nas janelas para que a entrada do mosquito seja dificultada.

Além disso, a utilização de repelentes e inseticidas é indicada para todos os membros da família.

É importante que um médico seja consultado no caso do aparecimento de algum dos sintomas descritos. Em caso de suspeitas, você pode procurar a Araujo para realizar o teste rápido da dengue, zika e chikungunya.

saúde em dia dengue

Newsletter: Drogaria Araujo

Buscando uma vida mais saudável?
Assine a newsletter e receba as nossas dicas!

As informações coletadas serão utilizadas para envio de comunicações por e-mail. Para mais informações sobre o tratamento de dados pessoais, acesse o nosso Portal de Privacidade.