Como funciona o DIU Mirena? Possui efeitos colaterais? Diminui a libido? A resposta a estas e outras dúvidas você encontra neste guia completo sobre DIU Mirena. Para entender mais este método contraceptivo, conversamos com uma das referências no assunto, a médica e professora da UFMG Ana Luiza Lunardi CRM/MG 39643 (@dra.analunardi), especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Reprodução Humana, com Doutorado e Pós-doutorado pela UFMG e Università di Siena, na Itália.
O que é DIU Mirena?
O DIU Mirena é um dos métodos anticoncepcionais disponíveis para quem faz planejamento reprodutivo. Trata-se de um dispositivo com um hormônio (levonorgestrel) que é inserido no útero da mulher, impedindo a fecundação do óvulo pelo espermatozóide.
Como funciona o Diu Mirena?
A Drª. Ana Luiza Lunardi explica que o DIU Mirena funciona com a liberação, dentro do útero, do hormônio levonorgestrel. O DIU tem um pequeno recipiente que vai liberando pequenas quantidades desse hormônio. O levonorgestrel modifica o muco do útero, deixando-o muito grosso e hostil ao espermatozóide. Assim, ele não consegue fertilizar o óvulo. Junto a isso, “ocorre o afinamento da parede da cavidade do útero, o que também dificulta a fertilização”.
Como é o Diu Mirena?
Ele é um dispositivo pequeno, macio e no formato de T.
DIU Mirena: tamanho
Ele é pequeno. Tem o comprimento de 32mm, a largura de 32 mm, e a espessura de 1,55 mm.
DIU Mirena: composição
Ele é composto de elastômero de polidimetilsiloxano, cilindro de polidimetilsiloxano, estrutura em T e fios de remoção. Cada DIU contém 52 mg de levonorgestrel e apresenta taxa inicial de liberação de 20 mcg/24h.
- DIU Mirena tem hormônio?
Sim, o DIU Mirena funciona com a pequena liberação diária do hormônio levonorgestrel, que é um tipo de progesterona.
Eficácia do Diu Mirena: é confiável?
O DIU Mirena é um dos mais eficazes métodos contraceptivos. Os estudos indicam uma eficácia de 99,7%. Para se ter uma ideia, a camisinha tem eficácia entre 90% e 95%.
Como é colocado o DIU Mirena?
Ele é colocado por um médico ou enfermeiro. O profissional insere o dispositivo na vagina da paciente e, com um aplicador específico, o posiciona corretamente na cavidade uterina.
Como são os primeiros dias com DIU Mirena?
Não é necessário licença ou afastamento das atividades para colocar o DIU. Entretanto, é possível sentir algum desconforto após a colocação, além de cólicas leves nos primeiros dias. Se a dor for mais intensa e durar mais de três semanas, é importante verificar o que pode estar ocorrendo.
DIU Mirena: efeitos colaterais
Uma das principais vantagens do uso do DIU Mirena é a baixa quantidade de efeitos colaterais. Algumas mulheres podem se queixar de dor de cabeça e dor abdominal, mas são casos muito raros.
-
Coloquei o DIU Mirena e não paro de menstruar
Como em todos os outros métodos anticoncepcionais, não se fica 100% do tempo sem menstruar. Assim, podem acontecer escapes menstruais, principalmente dentro dos três primeiros meses após a colocação do dispositivo.
Diu Mirena engorda? Diu Mirena emagrece?
Como a ação hormonal é bastante localizada (dentro do útero), o DIU Mirena não interfere diretamente no peso da mulher. Caso ocorra uma alteração drástica de peso, de ganho ou perda, ela não será em função do DIU. Ainda assim, quando ocorre esse tipo de alteração, é fundamental procurar um médico.
Quando o Diu Mirena começa a fazer efeito?
Ele requer 24h para começar a fazer efeito na paciente.
DIU Mirena: quanto tempo dura?
A Drª. Ana Luiza Lunardi aponta que “o DIU Mirena tem, em bula, a validade de até 5 anos depois da inserção”. Entretanto, é preciso verificar se ele está dentro da validade. Há casos em que esse prazo pode ser maior, ela ressalta: “em alguns países do mundo a bula pode indicar até 8 anos de duração”.
Sintomas de rejeição do Diu Mirena
Se o DIU sair de dentro do útero e for para o colo do útero, a mulher pode sentir alguns sintomas como “sangramento aumentado, maior quantidade de corrimento e com cheiro ruim, dor abdominal”, explica a médica. É importante que a paciente, sentindo algum desses sintomas, procure o quanto antes uma ginecologista.
Sintomas de gravidez com DIU Mirena
Se a mulher engravidar mesmo utilizando o DIU, situação extremamente rara, ela vai sentir os mesmos possíveis sintomas que outra mulher possa ter quando engravida, como náuseas frequentes, maior sensibilidade nas mamas, cólicas, cansaço e alterações de humor.
DIU de Cobre ou Mirena?
O DIU de Cobre, diferentemente do Mirena, não utiliza hormônio. Ele funciona criando um ambiente hostil para o espermatozóide, impedindo a gravidez. A principal desvantagem do DIU de cobre é o aumento do ciclo e da intensidade da menstruação. Mas fica a dica: a melhor forma de escolher qual tipo de DIU é em uma conversa entre paciente e médica.
DIU Kyleena vs Mirena
Existem duas diferenças básicas entre esses dois modelos: no tamanho e na quantidade do hormônio que é liberado. O Mirena é um pouco maior e libera um pouco mais de hormônio. Porém, essa diferença de tamanho é pequena e o volume de hormônio não significa maior ou menor eficácia.
Dúvidas Frequentes:
Com a palavra, a médica e professora Drª. Ana Luiza Lunardi.
- DIU Mirena altera o humor?
“O DIU Mirena não está relacionado a alterações de humor”.
- DIU Mirena deixa a barriga inchada?
“Assim como o humor, o DIU também não está relacionado à barriga inchada. O hormônio é liberado em pequenas quantidades dentro do útero, não tendo ação no corpo”.
- DIU Mirena causa corrimento?
“Nenhum DIU causa corrimento. Toda mulher tem secreção na vagina e ela se altera de acordo com o ciclo menstrual. Por exemplo, antes de a mulher ovular, ela tem uma secreção mais líquida e, na pós-ovulação, uma mais grossa. O DIU hormonal deixa essa secreção mais grossa, como uma massinha, mas não provoca corrimento.”
- O que pode ser o sangramento com DIU Mirena?
“Quando o DIU hormonal é colocado, acontece uma mudança do padrão de sangramento da mulher. A mulher passa a não menstruar ou apresenta pequenos sangramentos de vez em quando”.
- DIU Mirena corta a menstruação?
O efeito do hormônio pode causar, sim, a interrupção do fluxo menstrual. Mas isso não acontece com todas as pacientes que fazem uso do DIU Mirena.
- DIU Mirena dá cólica?
“O DIU não dá cólica, talvez apenas um pouco no momento de inserção. Ele é utilizado inclusive para quem sente muita cólica ou em mulheres com endometriose”.
- DIU Mirena dá espinha?
“Há uma pequena chance de o DIU Mirena aumentar um pouco a oleosidade da pele (de 10 a 15% das pacientes). Com esse aumento podem surgir espinhas ou acnes. Geralmente essa mudança é temporária.
Na maioria das vezes, contudo, o aumento da oleosidade está relacionada ao fato de que elas usavam pílula anticoncepcional, que tendia a melhorar a pele. Com o uso do DIU, a mulher para de tomar a pílula e, consequentemente, tem as suas vantagens subtraídas”.
- Quem tem mioma pode colocar DIU?
“Se a pessoa tem mioma, ela tem que fazer uma avaliação médica para saber o tamanho e localização dele. A partir dessa avaliação, a médica pode avalizar ou não o colocamento. O DIU pode ser, inclusive, ótimo para alguns casos”.
- DIU Mirena funciona para endometriose?
“O DIU Mirena é uma opção para quem tem endometriose. Tão bom quanto as pílulas e o anel vaginal; ele ainda tem a vantagem de ter menos efeitos colaterais”.
- DIU Mirena faz mal?
“O DIU hormonal é extremamente seguro e pode ser usado pela grande maioria das mulheres. Ele é muito eficaz, dura muitos anos e não precisa se preocupar com a gravidez não desejada. Ele não faz mal à saúde. É uma medicação extremamente segura e bem estudada”.
- DIU Mirena fora do lugar: quais os sintomas?
“O DIU está no lugar quando está dentro do útero. Se está lá, está bem posicionado. Caso ele saia do útero podem acontecer algumas reações, como o aumento do corrimento, com cheiro ruim, dor abdominal e um sangramento fora do comum para a mulher.
- Quem usa DIU Mirena tem ovulação?
“A maioria das mulheres que usa DIU hormonal vai ovular. Por volta de 20% das mulheres não vão ovular. O DIU hormonal não funciona impedindo a ovulação, mas com uma ação local, fazendo com que o muco do colo do útero fique extremamente grosso impedindo a fertilização”.
- DIU Mirena causa retenção de líquido?
“Algumas mulheres podem relatar a retenção do líquido, mas não existe aumento de peso ou gordura. Pode acontecer um inchaço localizado. Atenção porque isso pode ter a ver com o fato de que a maioria das mulheres continua ovulando. Assim, pode acontecer certo inchaço porque a mulher está na segunda fase do ciclo menstrual em que realmente acontece uma retenção de líquido”.
- DIU Mirena tem estrogênio?
“O DIU Mirena não tem estrogênio, mas levonorgestrel, que é um tipo de progesterona”.
- DIU Mirena vencido: quais os sintomas?
“O DIU hormonal tem a duração, em bula, de até 5 anos depois da inserção. O importante é acompanhar esse prazo de validade. Se ele vencer, não será notado, inicialmente, nenhum sintoma”.
- DIU Mirena tem menos hormônio que anticoncepcional?
“Uma das principais vantagens do DIU Mirena é a quantidade muito inferior de hormônio utilizado em comparação, por exemplo, com as pílulas. Assim, ele apresenta, também, muito menos efeitos colaterais”.
- DIU Mirena dura 7 anos?
“Aqui no brasil a bula indica que ele seja trocado a cada 5 anos, mas pode ser eficaz em até 7 ou 8 anos, como indicam algumas pesquisas”.
- DIU Mirena diminui a libido?
“Todas as pesquisas realizadas até aqui não mostraram como reação adversa a redução de libido com o uso de Mirena. Entretanto, quando a mulher coloca o DIU, ela continua tendo as alterações hormonais, o que pode aumentar ou diminuir a libido”.