É muito comum ouvirmos falar do colesterol como o grande vilão da alimentação e da saúde do coração. De fato, alterações nos níveis de colesterol no corpo estão associadas a doenças coronárias e à aterosclerose. Mas ele também é uma substância importante para algumas funções do corpo humano.
O segredo para manter uma relação saudável com o colesterol é conhecer o equilíbrio. Neste texto vamos explicar melhor o que é o colesterol, como mantê-lo em um nível estável e quando ligar o alerta e procurar um médico. Leia mais!
O que é o colesterol?
Apesar da fama, o colesterol é uma substância muito necessária para o organismo. Ele atua na produção de hormônios, vitamina D e na formação da membrana que envolve nossas células.
Existem dois tipos, popularmente conhecidos como colesterol bom, ou HDL, e o ruim, ou LDL. Atenção: quando os níveis do LDL começam a aumentar no sangue ele pode se tornar um problema porque, em excesso, ele se acumula na parede dos vasos sanguíneos e forma placas de gorduras.
São essas placas que impedem a passagem de sangue e modificam as paredes dos vasos, levando ao desenvolvimento das doenças coronarianas.
Leia também: Hipertensão Arterial: o que é, como identificar e cuidados.
Quais fatores influenciam no aumento do colesterol?
Os principais fatores que influenciam o aumento do colesterol são:
- Alimentação muito gordurosa;
- Hereditariedade;
- Tabagismo;
- Sedentarismo;
- Idade avançada; e
- Diabetes.
Qual é o nível ideal de colesterol?
De acordo com especialistas da Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis ideais são:
• HDL (Bom) acima de 60 mg/dl
• LDL (Ruim), abaixo de 100 mg/dl.
• Colesterol Total: deve ser inferior a 200 mg/dl.
Estes valores utilizam como base um adulto acima de 20 anos.
Como evitar o aumento?
Níveis altos de colesterol podem estar relacionados a diversos fatores, tanto predisposição genética e quanto fatores comportamentais, como obesidade e falta de atividade física. Porém, a alimentação é o aspecto que deve ser mais observado.
A maior fonte são os produtos de origem animal, como carnes gordurosas, principalmente a de porco, ovos, frutos do mar e frituras. Se você está com o colesterol alto, é indicado evitar a frequência do consumo desses alimentos. Uma dica para não ficar com uma dieta muito restrita é trocar as carnes vermelhas por alternativas mais saudáveis, como peixes.
Além disso, é recomendável aumentar o consumo de frutas, vegetais e alimentos integrais, principalmente cereais. Por serem muito ricos em fibras, eles diminuem a absorção de colesterol no intestino e ajudam a controlar a presença no sangue.
Quando e como fazer o exame?
Altos níveis de colesterol não apresentam sintomas recorrentes que possam ser facilmente identificados como sinal de alerta. É uma doença silenciosa, por isso, a única maneira de saber os níveis com segurança é por meio do exame de sangue.
Alguns sinais são:
- Fadiga;
- Palpitações;
- Dores de cabeça.
Lembre-se: você tem histórico de colesterol alto na família ou de doenças cardíacas, deve ficar sempre atento às alterações. Nesse caso, é recomendável medir os níveis no sangue a cada dois anos e, se houver alterações, o médico pode até recomendar um exame anual. Mas atenção: os exames de rotina devem ser realizados por todos.
Para sua comodidade e agilidade na hora de fazer o exame, a Araujo oferece uma série de testes rápidos. Continue acompanhando nossos conteúdos de qualidade e mantenha-se informado para cuidar, cada vez mais, da sua saúde.